PUBLICIDADE

Fortunati vence eleição e segue na prefeitura em Porto Alegre

Compartilhar

7 Out (Reuters) - O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), venceu a eleição para prefeito de Porto Alegre já no primeiro turno realizado neste domingo, e seguirá no comando da capital gaúcha até 2016.

Com 100 por cento das seções apuradas, Fortunati tem 65,22 por cento. Em segundo lugar, está a deputada Manuela D''Ávila (PCdoB), com 17,76 por cento dos votos apurados. O petista Adão Villaverde está em terceiro com 9,64 por cento dos votos.

Há quatro anos, Fortunati foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por José Fogaça (PMDB). Assumiu a prefeitura em 2010, quando Fogaça renunciou ao cargo para disputar o governo do Estado.

Em seu discurso da vitória, Fortunati fez um agradecimento especial a Fogaça, por ter identificado nele um aliado e o escolhido como candidato a vice. E falou que espera fazer "valer a pena" a escolha da população.

"Farei o possível para, realmente, fazer valer a pena. Eu quero que, daqui a quatro anos, o povo de Porto Alegre não tenha qualquer arrependimento", disse.

No Rio Grande do Sul, PT e PMDB são adversários históricos em eleições. Fortunati, que deixou o PT em 2001, filiou-se ao PDT um ano depois. A aliança que o elegeu é composta por nove partidos.

Em uma coletiva à imprensa, Manuela desejou sorte ao prefeito reeleito.

"Eu não sou daquela turma que acha que a população só acerta quando me brinda com meio milhão de votos... O povo fez a escolha que julgou certa, eu desejo ao prefeito muito mais do que felicidade, é um homem que lutou efetivamente por esse cargo, tem uma trajetória marcada por esse cargo que ocupará", disse ela a jornalistas.

Pouco depois das 18h, ela havia publicado no Twitter uma mensagem parabenizando Fortunati. "Mais do que parabéns desejo quatro anos de muito êxito para Fortunati... O povo o escolheu para cuidar da cidade. Conte comigo", escreveu ela.

O governador Tarso Genro (PT) parabenizou Fortunati antes mesmo das 18h, segundo sua assessoria.

Aliado de Dilma, Fortunati já havia sido vice-prefeito da capital nos anos 1990, quando ainda era do PT.

Os demais candidatos tiveram fraco desempenho: Roberto Robaina (PSOL), com 3,85 por cento, Wambert Di Lorenzo (PSDB), com 2,46 por cento Jocelin Azambuja (PSL), com 0,56 por cento, e Erico Correa (PSTU), com 0,52 por cento.

(Reportagem de Ana Flor)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade