PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Aterro registra deslizamento de 100 mil t de lixo em SP

7 out 2012 - 19h32
(atualizado às 19h36)
Compartilhar

Na madrugada deste sábado, um deslizamento no Aterro Anaconda Ambiental Empresarial Ltda., em Santa Isabel (SP), atingiu cerca de 100 mil t de resíduos sólidos. Segundo informações divulgadas neste domingo pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o deslizamento ocorreu na área mais antiga do aterro, onde a pilha de lixo alcança cerca de 50 m de altura em cerca de 8 mil m².

Técnicos estão monitorando a área e já foi recomendada a paralisação das atividades do aterro até a que estudos mostrem qual é a estabilidade do terreno, de acordo com a pilha dos resíduos. A Cetesb diz ter sido acionada pela comunidade local, que encaminhou reclamações sobre o cheiro que o lixo exposto causa.

"A preocupação é de que possa ocorrer novos deslizamentos, que possam atingir o Rio Parateí, afluente do Rio Paraíba do Sul, onde há sistema de captação de água para abastecimento público", diz o comunicado dos órgãos.

O aterro fica na Estrada Velha Santa Isabel-Mogi das Cruzes, no Bairro Cachoeira, e tem área total de 300 mil m². O Anaconda recebe aproximadamente 500 t por dia de lixo dos municípios de Mogi das Cruzes, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim, Salesópolis e Caraguatatuba, todos em São Paulo.

De acordo com a Cetesb, o aterro - cuja vida útil prevista é de mais 18 meses - opera desde dezembro de 2001. Em 2011 e 2012, o aterro recebeu cinco advertências por apresentar "problemas nos sistemas de queima de gases, drenagem de águas pluviais e de chorume e operação inadequada na disposição de resíduos", dizem os órgãos. O aterro já foi multado em cerca de R$ 30 mil.

O choque aconteceu quando os manifestantes derrubaram o boneco inflável do tatu-bola, mascote da Copa do Mundo, no Largo Glênio Peres
O choque aconteceu quando os manifestantes derrubaram o boneco inflável do tatu-bola, mascote da Copa do Mundo, no Largo Glênio Peres
Foto: Carol / vc repórter
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade