PUBLICIDADE

Granizo volta a atingir o RS, e previsão é de mais temporal

2 out 2012 - 11h21
(atualizado às 11h36)
Compartilhar

A cidade de Santo Cristo, no noroeste do Rio Grande do Sul, voltou a ser castigada pelo granizo. Foram cinco rajadas entre a noite de segunda e a madrugada desta terça-feira. A previsão é tempo severo, chuva forte e trovoadas na região e em outras partes do Estado.

Força das pedras chegou a quebrar muros de algumas casas
Força das pedras chegou a quebrar muros de algumas casas
Foto: Emerson Bernardi / Divulgação

De acordo com a prefeitura de Santo Cristo, o granizo veio acompanhado de intensa chuva, que registrou aproximadamente 100 mm. Por volta das 8h30 de hoje, voltou a cair alguns pequenos granizos isolados. No dia 18 de setembro, o fenômeno foi rigoroso no município, quando mais de 3 mil casas foram atingidas. A população carente foi a mais afetada, e as residências que já estavam destelhadas e cobertas com lonas foram as que sofreram mais.

A prefeitura ainda não contabilizou quantas famílias foram afetadas por este último granizo, mas informa que praticamente toda a produção de milho da área rural foi perdida. A Defesa Civil municipal está em alerta para a possibilidade de mais granizo e intensas chuvas.

Previsão de mais tempo severo

As chuvas fortes e volumosas estão sendo provocadas no Rio Grande do Sul devido a áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão. No decorrer desta terça-feira, há risco de novos temporais no Estado.

As imagens de satélite mostram nuvens muito carregadas sobre o noroeste gaúcho, região mais sujeita a temporais. A chuva intensa, além de acumular grandes volumes, vem acompanhada de descargas elétricas e ventania. Além disso, há possibilidade para a queda de granizo.

Na segunda-feira, cerca de 8,5 mil clientes da RGE ficaram sem energia nas regiões das Missões, Celeiro e Produção em virtude de fortes descargas atmosféricas e queda de vegetação na rede. Na região central e na fronteira, área de concessão da AES Sul, 1.800 estiveram sem luz. A situação já foi normalizada.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade