PUBLICIDADE

Ministério da Integração destina R$ 114 mi contra a seca no semiárido

28 set 2012 - 18h22
(atualizado às 19h32)
Compartilhar

O Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), irá destinar R$ 114 milhões para agricultores familiares da região do semiárido brasileiro enfrentarem a estiagem.

Os recursos serão destinados para aquisição de kits de irrigação, construção de barragens subterrâneas e de biofábricas de mudas e sementes (produzem mudas e sementes in vitro, possibilitando o desenvolvimento de plantas mais saudáveis e uniformes e mais rapidamente do que pelos métodos convencionais).

Famílias de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, com inscrições no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), poderão pleitear a implementação dos projetos de enfrentamento à estiagem.

O acordo prevê a implantação de cinco biofábricas em AL, PB, PE, PI e RN, 2.775 barragens subterrâneas, que armazenam água da chuva no subsolo, e de 2.551 kits de irrigação, usados em terrenos de 2 hectares, compostos por mangueiras, tubos de PVC, tubo gotejador, bombas, válvulas e caixas d'água.

A seleção das famílias será feita por equipes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Entre os anos de 2011 e 2012, a região do semiárido brasileiro teve um período de cerca de seis meses sem chuvas e enfrentou a maior seca dos últimos 30 anos. Cerca de 8 milhões de pessoas foram afetadas pela estiagem.

Caminhão pipa abastece casa na zona rural de Berilo, em Minas Gerais
Caminhão pipa abastece casa na zona rural de Berilo, em Minas Gerais
Foto: Divulgação
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade