PUBLICIDADE

Explosão de equipamento causa apagão no Nordeste

22 set 2012 - 22h08
(atualizado em 24/9/2012 às 14h53)
Compartilhar

A explosão de um equipamento na subestação da Eletronorte na cidade de Imperatriz (MA) provocou a queda de energia elétrica em Estados do Nordeste na tarde deste sábado. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, houve um curto-circuito no transformador de corrente de um reator, e um esquema de segurança foi adotado, o que provocou o desligamento.

A Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe) informou que 45% dos clientes ficaram sem luz por cerca de 20 minutos. A interrupção no abastecimento iniciou às 15h50 em cidades de todo o Estado. Às 16h12, o fornecimento de energia começou a ser normalizado.

Segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), 200 mil pessoas ficaram sem luz durante meia hora no Estado. O número equivale a 40% dos clientes da Coelce. O apagão aconteceu das 15h50 às 16h20 e afetou alguns bairros de Fortaleza, além de outros municípios.

Ainda de acordo com a Coelce, como o sistema de energia é interligado nacionalmente, pode ser que o acidente em Imperatriz tenha provocado a queda de energia também em outros Estados do Nordeste.

Os desligamentos aconteceram em decorrência do chamado Esquema Regional de Alívio de Carga, mecanismo de segurança adotado para evitar que falhas, como curto-circuito, em algum equipamento acabe tendo alcance maior.

Como a geração de energia tem de ser igual à carga, as distribuidoras tiveram de ajustar (cortar) o fornecimento para equilibrar a geração e o consumo local. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para isso ser feito foi necessário diminuir o fornecimento de energia, já que a geração não dava para atender a todos. A falha afetou interligações no Norte e no Nordeste, que acabaram ficando isoladas.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade