PUBLICIDADE

Política

BH: Patrus cresce cinco pontos e Lacerda continua líder, diz pesquisa

21 set 2012 - 11h27
(atualizado às 13h50)
Compartilhar

A nova pesquisa de intenção de voto DataTempo/CP2 sobre a corrida pela prefeitura de Belo Horizonte, encomendada pelo jornal O Tempo, mostra crescimento do candidato do PT, Patrus Ananias, na modalidade pesquisa estimulada; com um aumento de cinco pontos percentuais, em relação à pesquisa anterior, realizada entre os dias 21 a 23 de agosto.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

O prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB), continua líder embora teve pequena variação de um ponto percentual. Lacerda encontra-se atualmente com 42,5% das intenções de voto, Patrus está com 28,2%. Portanto, a diferença entre os dois candidatos é de 14,3%.

O cenário em Belo Horizonte é de clara polarização entre PT e PSB. A candidata mais bem pontuada é Vanessa Portugal (PSTU), com 1,1%. Maria da Conceição (Psol), Alfredo Flister (PHS), Pepe (PCO) e Tadeu Martins atingiram menos de 1% cada um.

Votos brancos e nulos somam 5%, não votariam em ninguém 5,6% e indecisos acumulam 16,3%.

O DataTempo entrevistou 1.300 pessoas na capital mineira, entre os dias 16 e 18 de setembro. A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com o número MG-00519/2012. A margem de erro é de 2,72 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lacerda mantém a liderança sobre Patrus com uma diferença de 12,4 pontos percentuais. O prefeito apresenta 38,2%, por outro lado o concorrente do PT é lembrado por 25,8% do eleitorado.

Vanessa Portugal, Maria da Consolação, Pedro Paulo, Alfredo Flister e Tadeu Martins não chegam a 1%.

Nesta análise do DataTempo, o número de indecisos aumenta em relação à pesquisa estimulada, e chega aos 21,8%. Não pretendem votar em nenhum candidato somam 5,7%.

2º Turno

O DataTempo também fez uma simulação de 2º turno entre os candidatos do PT e PSB. Segundo a sondagem, Marcio Lacerda seria reeleito com 43,1% dos votos. Patrus Ananias ficaria com 29,3%, mantendo a mesma vantagem de 14% do 1º turno para o candidato socialista.

Chama a atenção nesta simulação, o número de indecisos continua alto, com 16,2%. Votos brancos e nulos apresentam 5,1%, não votariam em ninguém somam 6,3%.

Rejeição

Quanto à rejeição aos

candidatos a prefeito de Belo Horizonte

, Marcio Lacerda e Patrus Ananias estão empatados tecnicamente. O candidato do PSB obteve 14,7% do índice de rejeição entre os

eleitores

. Já Patrus, atingiu os 12,8%.

Tadeu Martins apresenta 3,1%. Maria da Consolação é negada por 3,4%. Vanessa Portugal tem 8,3% de rejeição, Alfredo Flister obteve 4,9%, e Pedro Paulo, 4,3%.

Não souberam responder, somam 22,2% do eleitorado. Não votariam em nenhum dos candidatos 8,7%, poderia votar em qualquer um dos candidatos atingem 13,8%.

Aprovação de Lacerda

A pesquisa DataTempo também questionou os eleitores belo-horizontinos sobre a atual gestão do prefeito Marcio Lacerda na capital mineira. Entre os cidadãos aptos ao exercício do voto, 56,3% aprovam a administração do socialista. Desaprovam a gestão de Lacerda, 32,2% do eleitorado. Não souberam responder, somam 10,8%.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade