PUBLICIDADE

Polícia

RJ: Esquadrão Antibomba ganhará equipamentos de última geração

14 set 2012 - 12h53
(atualizado às 13h02)
Compartilhar

O Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) do Rio de Janeiro irá receber equipamentos de última geração. No total, serão destinados cerca de R$ 6 milhões à unidade especial da Polícia Civil.

Esquadrão Antibomba do RJ receberá equipamentos de última geração
Esquadrão Antibomba do RJ receberá equipamentos de última geração
Foto: Marcelo Horn / Divulgação

Entre as novas aquisições, estão viaturas para deslocamento de policiais, seis novas roupas antifragmentos, duas máquinas raio-x e quatro robôs kamikazes, cujos movimentos minuciosos são comandados à distância através de um computador. Também estão incluídos dois furgões para transporte de equipamentos e um caminhão adaptado para servir de base-móvel.

"Noventa por cento dos equipamentos são importados, são os melhores do mercado. Vamos começar a receber as viaturas para deslocamento e as roupas especiais até o fim do ano. Outra compra importante será o trailer para destruir explosivos, com capacidade para até 4 kg artefatos", afirmou o chefe do Esquadrão, o inspetor Cassiano Martins.

A mudança para a nova sede, na Cidade da Polícia, no Jacaré, também será importante para otimizar o trabalho da unidade especializada. O espaço está sendo construído para abrigar adequadamente os equipamentos e artefatos recolhidos nas ações. Além disso, será criada a seção de instrução, que promove cursos com orientações para outras unidades sobre quais os procedimentos que devem ser feitos em casos de ameaça de explosivos.

"Nós recolhemos por dia até seis artefatos explosivos, entre fogos de artifícios e granadas. A nossa missão é neutralizar (desativar o acionamento) esses explosivos. A compra desses equipamentos facilita ainda mais o nosso trabalho. Outro detalhe importante será que estaremos junto com a Core, e poderemos usar os equipamentos deles quando necessário", disse o chefe do esquadrão.

Treinamento

Com o objetivo de se integrar às polícias Civil e Militar, ao Corpo de Bombeiros e à Guarda Municipal, o Esquadrão iniciou na semana passada um treinamento com os profissionais dessas unidades. A ideia é capacitar os policiais, bombeiros e guardas para que estejam preparados para lidar com todos os tipos de artefatos explosivos e armas antes da chegada do Antibomba.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade