PUBLICIDADE

Polícia

RJ: 9 pessoas são detidas em ação da PM na favela da Chatuba

11 set 2012 - 04h25
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Cirilo Junior
Direto de Rio de Janeiro

A favela da Chatuba, na Baixada Fluminense, ficará ocupada por tempo indeterminado, e uma base da Polícia Militar (PM) será erguida no local, informou nesta terça-feira a Secretaria de Segurança Pública do Rio. Segundo a polícia, traficantes da região são responsáveis pela morte de 12 pessoas nos últimos três dias na região. Entre as pessoas assassinadas, estão seis jovens que tinham saído para assistir a um festival de pipa e foram barbaramente executados. Até agora, nove suspeitos foram detidos. Entre eles, está um adolescente.

Veja o raio-x do combate ao tráfico no Rio de Janeiro

Mapa do crime: número de homicídios de jovens cresce 346%

A PM, que faz operação na favela com 250 homens, iniciou a instalação de uma companhia destacada, que terá a missão de eliminar o domínio do tráfico de drogas na Chatuba, no município de Mesquita. Uma companhia destacada é uma força policial permanente, com base no policiamento ostensivo. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, determinou ainda que a Polícia Civil acelere as investigações dos crimes naquela área, e faça cumprir mandados de prisão determinados a traficantes dali.

A operação na Chatuba segue em andamento. Segundo a PM, entre os presos estão Ricardo Sales da Silva, 25 anos, e Monica da Silva Francisco, 20 anos. Um homem identificado apenas como Beto Gorducho também foi detido. Além dos policiais, blindados dos fuzileiros navais auxiliam a tomada da comunidade. Cinco suspeitos foram encaminhados para a 53ª DP (Mesquita). Ainda não há a confirmação se os presos estão ligados às mortes dos jovens.

De acordo com a corporação, foram apreendidos 933 papelotes, 320 cápsulas e 20 g de cocaína, 41 pedras de crack, 30 sacolés de maconha, uma faca, uma granada, um carregador de pistola, três coldres, um par de coturno, um cinto, duas mochilas, sete telefones celulares, uma máquina fotográfica, cinco baterias de telefone celular, um cordão, um lampião, uma rede de campanha e R$ 15.084,50. Um carro também foi recuperado.

Os jovens estão sendo velados no ginásio municipal de Nilópolis, em clima de grande comoção. Cerca de 250 pessoas acompanham a cerimônia. O enterro está previsto para as 14h.

Corpos dos seis jovens mortos na chacina no sábado em Mesquita são velados
Corpos dos seis jovens mortos na chacina no sábado em Mesquita são velados
Foto: Luiz Roberto Lima / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade