PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: no PA, basílica de Nazaré ganha nova pintura para Círio

10 set 2012 - 13h45
(atualizado às 16h56)
Compartilhar

A Basílica Santuário de Nazaré, localizada em Belém, no Pará, já se prepara para a maior manifestação religiosa católica do Brasil e maior evento religioso do mundo: o Círio de Nazaré. Às vésperas do início da edição de 2012, a igreja recebe, desde a última semana, uma nova pintura externa.

De acordo com a Basílica, a praça Santuário, que fica em frente à igreja, também está recebendo reparos na pintura e na manutenção geral. Além disso, um relógio foi colocado no local para sinalizar quanto tempo falta para o início do evento. A abertura oficial será às 19h do dia 9 de outubro e o encerramento às 21h do dia 28, do mesmo mês. A procissão principal do Círio de Nazaré acontece em 14 de outubro.

A festa religiosa, realizada anualmente no Pará desde 1793, movimenta todos os setores da economia, principalmente o turismo e o comércio. Em 2011, cerca de 2 milhões de pessoas foram às ruas no segundo domingo do mês de outubro para caminhar os 3,6 km da procissão segurando a corda que carrega o andor com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o setor religioso é um dos ramos do turismo que mais tem crescido nos últimos anos em todo o planeta. E Belém está inserida neste crescimento, tendo o Círio como uma grande vitrine para o Estado e para o País.

O Círio de Nazaré de Belém é considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial desde setembro de 2004.

O Círio de Nazaré

Diversas manifestações de devoção ocorrem antes e depois do Círio de Nazaré, dentre elas as 11 romarias. Às 12h da sexta-feira que antecede a procissão, acontece a primeira: o traslado para Ananindeua, no qual a imagem peregrina é levada para os municípios de Ananindeua e Marituba em um percurso de 48,5 km.

No sábado, a romaria rodoviária leva a imagem de Ananindeua para o distrito de Icoaraci. No mesmo dia, ocorre a romaria fluvial, mais conhecida como "Círio das Águas", que sai de Icoaraci e percorre cerca de 18 km até a Escadinha do Cais do Porto, em Belém. Dali, a imagem segue na moto-romaria por mais 2,6 km até chegar ao Colégio Gentil Bittencourt.

Ainda no sábado, logo após a chegada da moto-romaria, acontece uma das cerimônias mais esperadas: a descida da imagem, quando a original, encontrada em 1700, desce do altar-mor da Basílica Santuário. A quinta romaria também acontece no sábado, e é a trasladação. Nela, os fiéis se dirigem em procissão à Igreja da Sé, fazendo o mesmo trajeto da procissão do domingo, mas no sentido inverso.

A sexta romaria, a mais famosa, é o Círio. No segundo domingo de outubro a procissão sai da Catedral de Belém com destino à praça Santuário de Nazaré, onde a imagem fica exposta durante 15 dias. O percurso é de 3,6 km. No sábado posterior ao Círio, ocorrem a cicloromaria e a romaria da Juventude.

A procissão da festa é a décima romaria. O percurso é diferente a cada ano e possui cerca de 2,8 Km. Ela é realizada na manhã do segundo domingo após o Círio. A 11ª romaria é chamada de recírio, e marca o encerramento de toda a festividade nazarena. A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retorna ao Glória, sobre o altar-mor da Basílica Santuário. A festa é oficialmente encerrada no quarto domingo de outubro.

O internauta Roberto Meira, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fachada da Basílica Santuário de Nazaré, que recebe todos os anos a festa do Círio em Belém, no Pará
Fachada da Basílica Santuário de Nazaré, que recebe todos os anos a festa do Círio em Belém, no Pará
Foto: Roberto Meira / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade