Aeroporto de Guarulhos poderá ter até duas estações de trem
5 set2012 - 13h08
(atualizado às 13h34)
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Thiago Tufano
Direto de São Paulo
O presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., Antonio Miguel Marques, afirmou, na manhã desta quarta-feira, que Cumbica poderá ter duas estações de trem e metrô para os próximos anos. De acordo com o empresário, a ideia é que a Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegue ao aeroporto até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
"Estão previstos no projeto da Linha 13 duas estações, uma em frente ao terminal 4 (terminal de carga) e a outra, que ainda está em fase de definição, vai ser provavelmente em frente ao terminal 3, mas ainda não é a posição final", afirmou Marques. As obras do terminal 3 do aeroporto já estão em andamento.
Porém, quando questionado se o prazo seria cumprido pelo governo do Estado que, segundo ele, prometeu uma das estações para o Mundial de futebol, Marques afirmou que a responsabilidade está com a CPTM.
"Quem tem que responder essa pergunta é a CPTM, mas o governador diz que estão fazendo todo esforço para o trem estar funcionando até a Copa. A previsão da CPTM é que seja concluído até a Copa", completou.
Além da melhoria no acesso ao aeroporto que deve ser feita através das estações de trem, o projeto do novo aeroporto prevê mais 6 mil vagas de estacionamento até a Copa do Mundo de 2014. Outro fato que irá melhorar a locomoção dos usuários é a construção de um "mini terminal rodoviário", que irá funcionar onde hoje ficam os táxis.
A chegada do Rodoanel ao Aeroporto de Guarulhos também foi citada pelo presidente da Concessionária, porém, o novo acesso não estará pronto para o evento.
Hotéis no aeroporto
A ideia da Concessionária é construir hotéis dentro do próprio aeroporto, que possam receber passageiros em voos de conexão, que passam a noite no País. Os estabelecimentos serão de três, quatro e cinco estrelas.
Apenas o terminal 3, que ficará pronto para a Copa, um hotel com 50 quartos será construído, localizado dentro do próprio terminal em área restrita e antes da imigração. Essa obra será feita pela concessionária, que depois negociará com redes hoteleiras para a definição da bandeira de administração do prédio.
Obras do Aeroporto Internacional de Guarulhos têm início e novo terminal deve ser inaugurado para Copa do Mundo de 2014
Foto: Adriano Lima / Terra
A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. já iniciou as obras pensando na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil; o terminal 3 de passageiros estará pronto para o Mundial e, com um investimento de R$ 2,6 bilhões, mais 12 milhões de usuários poderão usufruir da nova área em Cumbica, além dos terminais 1 e 2, que serão reformados após março de 2013
Foto: Adriano Lima / Terra
Atualmente, o aeroporto de Guarulhos tem capacidade para 31,4 milhões de passageiros; com o terminal 3, que estará pronto até a Copa, o número poderá chegar a 43 milhões; o novo terminal terá uma área de 192 mil m² e receberá apenas voos internacionais; os terminais 1 e 2 têm, juntos, 75.935 m² e receberão voos domésticos e internacionais para países próximos ao Brasil
Foto: Adriano Lima / Terra
A concessionária dividiu o projeto em três etapas. A primeira diz respeito às obras até a Copa; já a segunda vai da Copa à Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro; a terceira e última vai de 2016 até o fim da concessão, que dura 20 anos
Foto: Adriano Lima / Terra
Em todo o período, o projeto prevê um aumento de 60 milhões de passageiros/ano na capacidade do aeroporto até o fim da concessão, além de 130 novas posições para aeronaves e 20 mil novas vagas de estacionamento
Foto: Adriano Lima / Terra
"É um bom projeto, mas como o processo de concessão foi desenhado e as metas de prazo para serem atendidas até a Copa são rígidas, foi mudado no sentido de que o conceito de agilidade na construção fosse melhor em relação. A principal razão para a mudança foi o tempo de execução, agilidade de construção. Para isso tivemos que padronizar uma série de coisas", explicou o presidente da concessionária, Antonio Miguel Marques
Foto: Adriano Lima / Terra
De acordo com o presidente é importante ressaltar que o patrimônio do aeroporto continua sendo do Estado, mas a concessionária terá o direito de "usá-lo" por 20 anos
Foto: Adriano Lima / Terra
Desde o dia 14 de agosto deste ano, na chamada fase 1 da operação, a Infraero continua operando o aeroporto, mas os funcionários da concessionária fazem um acompanhamento do processo; essa primeira etapa termina em 14 de novembro deste ano, quando as funções irão se inverter, com a concessionária operando o aeroporto sob observação da Infraero
Foto: Adriano Lima / Terra
"O patrimônio continua sendo do Estado. O que a concessionária tem é o direito e a obrigação de expandir e melhorar as condições do aeroporto e isso ao final da concessão reverte para a união federal. Será usado pela concessionária, mas pertence à união federal", explicou Marques, acrescentando que o contrato de concessão poderá se estender
Foto: Adriano Lima / Terra
As obras ainda estão na etapa de finalização de movimentação de terra, mas no primeiro semestre de 2013 o novo edifício garagem estará operando para que seja aproveitado para a Copa das Confederações, que será realizada no ano que vem
Foto: Adriano Lima / Terra
O Consórcio Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. é formado pelo Grupo Invepar, Infraero e operadora ACSA, da África do Sul; esta última foi a responsável pela construção e reforma dos aeroportos sul-africanos para o Mundial de 2010; de acordo com Marques, a experiência da empresa será o grande diferencial do Brasil
Foto: Adriano Lima / Terra
"É um grande ganho para nós. Eles têm uma grande experiência por conta da Copa e estão trazendo para cá. Muitas coisas eles já nos alertaram a fazer de uma maneira e não de outra. Eles mostram um conhecimento de experiência. A Copa de 2010 teve quatro incidentes envolvendo aeroportos. Nas Copas anteriores, inclusive nas europeias, o número de incidentes passou de três dígitos, então essa experiência deles contará bastante", explicou
Foto: Adriano Lima / Terra
A empresa sul-africana opera também o aeroporto de Mumbai, na Índia; com capacidade para cerca de 35 milhões de passageiros, foi eleito um dos três melhores do mundo