PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: pedido de cadeirante força projeto de acessibilidade no RS

17 ago 2012 - 16h31
(atualizado às 18h30)
Compartilhar

Cadeirantes e demais pessoas com necessidades especiais encontram dificuldades para transitar pela avenida Érico Veríssimo, no centro de Porto Alegre. Pontos de ônibus e calçadas em más condições, falta de rampas e longas distâncias percorridas são alguns dos problemas apontados por eles. A prefeitura alega que já tem projeto para tornar a via adaptada, mas não informa quando as obras serão entregues.

Elisandra Santos tem 31 anos e é estudante do curso técnico da Escola Estadual Protásio Alves, que fica na avenida Érico Veríssimo. De segunda a sexta, no período noturno, ela desce do ônibus e, em sua cadeira de rodas, tem de percorrer quase 400 metros para chegar a rampa de acesso mais próxima, que está longe de ser a ideal.

"Me vejo como uma maratonista todos os dias ao sair de casa", garante a porto alegrense ao lembrar das dificuldades para ir e voltar às aulas. "A rampa que existe fica muito longe da escola e é alta. Desço o acesso da parada de ônibus de costas, com o corpo inclinado para frente, isso sem contar a volta, quando está escuro, com pouca gente na rua", lamenta-se.

Desde março do ano passado, Elisandra tenta conseguir a acessibilidade da avenida. À época, protocolou pedido junto à Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis). Mais de um ano depois, e após seguidas visitas e ligações telefônicas ao órgão, Elisandra foi ouvida por uma engenheira da Smacis, a quem relatou suas necessidades. Ela também recebeu uma promessa: um projeto detalhado seria encaminhado à Secretaria Municipal de Obras e Viação.

O projeto, segundo a Smacis, é complexo e por isso levou tempo para ser concluído. "Não se resume simplesmente à execução de um rebaixo, mas sim de um conjunto de situações que devem ser analisadas e que neste caso envolvem, inclusive, a travessia entre corredores de ônibus com alto grau de segurança para todas as pessoas".

Procurada pelo Terra, a Secretaria Municipal de Obras e Viação, responsável pela obra caso ela seja executada, não respondeu sobre prazos e nem deu previsão de execução do projeto.

O internauta Josiane França, de Porto Alegre (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade