PUBLICIDADE

NY Times: Brasil enfrenta fantasmas da tortura de Dilma

5 ago 2012 - 11h41
(atualizado às 13h09)
Compartilhar

O jornal americano The New York Times publica na capa da sua edição deste domingo uma matéria sobre a busca pela verdade da violência política da ditadura militar brasileira (1964-1985) e a figura da presidente Dilma Rousseff. A matéria, intitulada A tortura da líder nos anos 70 agita fantasmas no Brasil, conta a história de Dilma, da oposicionista torturada na juventude à presidente respeitada na maturidade.

Site do NYT estampa a matéria impressa sobre Dilma: luta contra os fantasmas do passado no Brasil
Site do NYT estampa a matéria impressa sobre Dilma: luta contra os fantasmas do passado no Brasil
Foto: New York Times / Reprodução

O texto, assinado pelo jornalista Simon Romero, dá particular atenção à discrição com que Dilma trata o assunto. A presidente, avalia a matéria, "recusou-se a desempenhar o papel de vítima quanto sutilmente pressiona por maior transparência (dos fatos ocorridos) nos anos da ditadura militar brasileira". A Comissão da Verdade, encarregada de averiguar os crimes do período, foi finalmente sancionada pela presidente em novembro de 2011, após longa negociação durante os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram poucas as manifestações recentes de Dilma sobre suas experiências pessoais. Uma ocorreu em 2001, quando prestou depoimento a Róbson Sávio, encarregado então pela investigação de crimes da ditadura ocorridos em Minas Gerais. Na ocasião, Dilma detalhou a tortura que sofreu, descrevendo os métodos da palmatória e do pau de arara e enriquecendo as provas da tortura de que a comissão dispunha. Ela terminou a entrevista às lágrimas.

A tortura é ainda questionada por oficiais do Exército, resguardados pela Lei da Anistia de 1979. O general Luiz Eduardo Rocha Paiva relativizou a questão da tortura no Brasil. O tenente-coronel Maurício Lopes Lima, acusado de ter torturado Dilma, também questionou as evidências de crimes cometidos pelo Exército.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade