PUBLICIDADE

Rio: estátua doada por Ahmadinejad ganha apelido de 'praça dos cornos'

30 jul 2012 - 07h26
(atualizado às 09h04)
Compartilhar
André Naddeo
Direto do Rio de Janeiro

São Cristovão é um tradicional bairro da zona norte do Rio de Janeiro. É famoso pela feira de tradições nordestinas, por ser reduto vascaíno - já que o estádio de São Januário fica ali - e, desde a ocasião da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, ganhou um novo cartão postal: a "praça dos cornos".

Presente de Ahmadinejad vira "praça dos cornos" no Rio:

Às explicações: o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, um dos chefes de Estado que vieram ao Rio de Janeiro para a conferência, resolveu trazer na bagagem um mimo para a cidade: uma réplica de um monumento presente na histórica cidade de Persépolis, no Irã. Representa um grifo, animal mitológico que é metade leão, metade águia, sustentado por uma base de mármore.

Como se não bastasse toda a polêmica que envolve um presidente considerado por muitos no cenário internacional como um ditador, as orelhas dos bichos, encobertas ainda por saco plástico preto e fitas adesivas, assim como o restante do monumento, estão sendo confundidas com um par de chifres pelos passantes. Não à toa, a rotatória da avenida Pedro II, em São Cristovão, ganhou o apelido de "praça dos cornos".

"Eles começaram a montar a coluna, e quando reparamos aquele par de chifres, veio o apelido", explica o comerciante Alexandre Ferreira, que trabalha numa loja de matérias esportivos bem em frente ao polêmico monumento. "Dizem que vai faltar espaço para tanto corno que tem aqui em São Cristovão", brinca Raimundo Alcântara, dono de um bar próximo.

O fato é que, além da alcunha, a rotatória segue esperando pela inauguração oficial. O evento, que deveria ter ocorrido ainda na Rio+20, sequer entrou na agenda oficial de Ahmadinejad, tampouco do prefeito Eduardo Paes. A coluna com base de mármore segue encoberta, já que a secretaria de Conservação Pública da Prefeitura do Rio disse que espera finalizar os trabalhos de pavimentação da rotatória para, enfim, inaugurar a estátua. A promessa é para daqui uma semana.

Até lá, a "praça dos cornos" vai ganhando fama. Um morador de um bairro próximo, sem se identificar, parou sua moto para sacar umas fotos. "Fico imaginando como é que um negócio desse veio parar aqui em São Cristovão", perguntou-se. "O fato é que corno é universal, tem em todo lugar", fez questão de lembrar Carlos Neves, dono de um pet shop em frente ao local.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade