PUBLICIDADE

Mobilização dos auditores da Receita completa um mês hoje

18 jul 2012 - 16h07
(atualizado às 16h15)
Compartilhar

A operação padrão dos funcionários da Receita Federal completa um mês nesta quarta-feira sem previsão de normalização dos trabalhos. Ao todo, são 11,5 mil auditores-fiscais em todo o País.

Com a ação implementada desde o dia 18 de junho em protesto à falta de negociação do governo com a categoria, todos os carregamentos de importação e exportação estão sendo verificados com "pente-fino". Com isso, uma carga leva em média cinco dias para ser liberada. Normalmente, demoraria, em média, apenas um dia e é feita por amostragem. Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), medicamentos, alimentos perecíveis e explosivos não entram nessa operação e são liberados normalmente.

A categoria também implementou o Crédito Zero, onde os créditos recolhidos pela Receita Federal com impostos e multas não são repassados. De acordo com o Sindifisco, as planilhas com os resultados das metas de fiscalização de junho nas Delegacias da Receita Federal do Brasil (DRFs) já registram uma desaceleração significativa e comprovam que, se a mobilização continuar no mesmo ritmo, há a possibilidade de que os indicadores de julho despenquem cerca de 70% em comparação com igual período de 2011.

Segundo o levantamento feito pelo sindicato, nos primeiros 10 dias de julho foram lançadas 375 fiscalizações a menos que no mesmo período do ano passado. Em junho, cerca de 430 fiscalizações deixaram de ser lançadas. Com apenas 12 dias de Crédito Zero, os números atuais já estão abaixo do registrado no ano passado no que se refere às metas de fiscalização (42,6%, contra 44,4%).

A situação seria ainda mais complicada em Paranaguá (PR) e Santos (SP), onde os auditores decidiram, em assembleia, por paralisar durante dois dos cinco dias úteis da semana. Nos outros três, eles fazem a operação padrão.

A categoria diz que não recebe aumento desde 2010 e o último acordo foi feito em 2008. Os auditores-fiscais reinvidicam 30,18% de reposição salarial e a recomposição do quadro da categoria, que estaria sobrecarregada devido ao aumento no comércio exterior. Na visão do Sindifisco, o ideal seria ter mais 10 mil funcionários para evitar o problema.

No próximo dia 1º, está marcada uma assembleia da categoria com indicativo de greve. O encontro será em Brasília.

Itamaraty

A paralisação que atingia 125 postos do Itamaraty no exterior foi encerrada. Segundo a assessoria do órgão, com as negociações em andamento, os funcionários retornaram as atividades há menos de três semanas.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade