PUBLICIDADE

Dilma lança plano safra familiar e amplia compras do governo

Compartilhar

BRASÍLIA, 4 Jul (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff apresentou nesta quarta-feira o Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, com 18 bilhões de reais destinados ao crédito e um programa de compras governamentais de alimentos mais robusto, que prevê 1,2 bilhão de reais.

Na nova modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Estados e municípios poderão realizar compras com seus próprios recursos, usando as regras do sistema. Segundo o governo, agricultores familiares poderão vender até 8 mil reais a mais por ano para o programa.

Os produtos poderão ser destinados a hospitais, restaurantes universitários e unidades prisionais.

O valor do programa para a próxima safra é quase o dobro do destinado no período anterior, de 760 milhões de reais, segundo a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

"Nós temos muito interesse na expansão do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos para as escolas, temos muito interesse que a agricultura familiar seja um grande fornecedor", disse Dilma durante a cerimônia de anúncio, garantindo o cumprimento da política de preços mínimos.

O valor total do Plano Safra 2012/2013 é de 22,3 bilhões de reais, o que inclui serviços de assistência técnica e extensão rural, seguro, crédito e garantia de preços, comercialização e organização econômica.

O lançamento do plano para os agricultores familiares ocorre uma semana após a apresentação do programa para a chamada agricultura empresarial, que prevê um volume de financiamento recorde de 115,2 bilhões de reais, com uma maior parcela de recursos podendo ser tomada com juros mais baixos, de 5,5 por cento.

O total de recursos com taxa de juros controlada para a agricultura empresarial será de 93,9 bilhões de reais, o que corresponde a um acréscimo de 18,5 por cento em relação ao programado para a safra anterior.

Já o Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf) terá 18 bilhões de reais para a distribuição de crédito. O governo ampliou os limites de financiamento de custeio do crédito Pronaf, do financiamento das cooperativas e para investimento de agroindústrias familiares.

"Estamos colocando mais recursos, ao custo mais baixo que a safra passada. Serão 18 bilhões de reais para financiar a safra atual e nós aumentamos o limite de financiamento", disse Dilma, reafirmando que a agricultura pode permitir que o Brasil supere a crise com maior facilidade.

A agricultura familiar, por exemplo, é responsável pela produção de 70 por cento dos alimentos consumidos no país e responde por 38 por cento da renda agropecuária.

(Reportagem de Hugo Bachega)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade