PUBLICIDADE

vc repórter: população de SP pode denunciar descaso com árvores

25 jun 2012 - 20h38
(atualizado em 26/6/2012 às 10h39)
Compartilhar

Os moradores da capital paulista podem informar, denunciar e solicitar manutenção preventiva, poda e até a retirada de árvores em risco de queda, em todas as regiões da cidade de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, há três canais oficiais para direcionar esse tipo de solicitação: pelo telefone 156, comparecendo às Praças de Atendimento das Subprefeituras ou pela internet, através do SAC.

Responsável pelas quase 2 milhões de árvores em locais públicos de São Paulo, a secretaria confirma já ter "cuidado" de mais de 350 mil árvores em áreas urbanas nos últimos três anos. No entanto, ainda é possível encontrar muitos problemas, sobretudo na região central da cidade.

Localizadas em lugares distintos, três árvores podem servir de exemplo: um alecrim, que chegou a ficar oco no largo do Arouche; na praça Doutor João Mendes, do que era para ser uma tipuana, sobrou somente o toco; e, na alameda Barão de Limeira, uma tela com arame farpado asfixia o crescimento de um fícus benjamim. Os flagras foram registrados por Devanir Amâncio, que vive na cidade.

Apesar de responsável pelas áreas verdes de São Paulo, a secretaria deixa para cada subprefeitura fiscalizar e cuidar de seu espaço, regionalmente. E são elas, as subprefeituras, por meio de seus engenheiros agrônomos, que identificam as áreas que precisam de manutenção e solicitam um parecer técnico da Secretaria do Verde e Meio Ambiente para executar os serviços de manutenção.

Questionada pelo Terra sobre as árvores fotografadas pelo internauta, a Subprefeitura da Sé informou que uma forte chuva no mês de maio derrubou a árvore da praça João Mendes, deixando somente o tronco, que foi retirado na última sexta-feira. Em seu lugar, agora existe um pau-ferro.

Sobre as dois outros casos, o orgão afirmou que o arame farpado e a tela que envolviam a árvore na alameda Barão de Limeira também foram retirados após contato do Terra e que, aparentemente, foram colocados ao redor da árvore em um ato de vandalismo. O alecrim do largo do Arouche foi removido, pois corria o risco de cair, garantiu a subprefeitura. No espaço, foi colocado um pau-brasil.

O internauta Devanir Amâncio, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Prefeitura retirou toco de árvore da praça João Mendes após questionamento do Terra
Prefeitura retirou toco de árvore da praça João Mendes após questionamento do Terra
Foto: Devanir Amâncio / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade