PUBLICIDADE

vc repórter: ONGs denunciam Zoonoses por abandono em SP

22 jun 2012 - 20h11
(atualizado às 22h26)
Compartilhar

A falta de estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araraquara, a 288 km de São Paulo, fez duas ONGs do município entrarem com uma representação no Ministério Público contra o órgão.

Segundo Betty Peixoto, fundadora da ONG SOS Melhor Amigo, os cães e gatos do CCZ estão sendo mal tratados pelos funcionários. O estopim da crise entre entidades e o centro aconteceu na quinta-feira, 21, quando voluntários de ONGs encontraram cachorros dormindo no chão molhado.

"A coordenação da Zoonoses sempre reclamou de falta de condições para cuidar dos animais, então nós juntamos alguns voluntários e construímos camas para os cães dormirem. Porém, quando voltamos lá no dia seguinte, encontramos os animais, inclusive doentes, dormindo no chão molhado. Um absurdo!", contou Betty.

Isso foi o suficiente para os defensores dos animais exigirem soluções imediatas da prefeitura. "Nós reconhecemos que o local não tem estrutura para abrigar os animais que lá estão. O centro não deve funcionar como um abrigo, mas como um local de tratamento de animais que representem perigo a saúde humana", explicou o secretário de Meio Ambiente, José Reis, que não soube dizer o por que dos cães estarem dormindo no chão molhado.

Além da falta de estrutura do local, o secretário admitiu que em alguns casos falta remédio para o tratamento dos bichos. "Para as doenças mais comuns nós temos remédio, mas quando é algo mais raro, como um câncer, não temos medicamento em estoque", reconheceu.

Segundo o secretário, um novo abrigo será construído até agosto no município. Atendendo ao apelo das entidades, a prefeitura irá transferir até 25 dos 60 animais do CCZ para abrigos particulares.

Além dessas ações, uma comissão da prefeitura elaborou um protocolo com regras para atendimento dos animais na cidade. O texto será entregue ao Conselho Municipal de Animais e, sendo aprovado, segue para votação na Câmara. A denúncia no MP segue para acolhimento dos promotores.

Os internautas Carlos Souza e Carla Gait Vieira, de Araraquara (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Prefeitura se comprometeu a transferir até 25 animais para abrigos particulares
Prefeitura se comprometeu a transferir até 25 animais para abrigos particulares
Foto: Carla Gait Vieira / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade