PUBLICIDADE

vc repórter: monumentos em SC ganham máscaras contra H1N1

14 jun 2012 - 20h17
Compartilhar

Quem passou pelo centro de Blumenau, em Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira, pôde perceber uma diferença em alguns monumentos da cidade: máscaras descartáveis e cartazes com a inscrição '#VacinaParaTodos' foram colocados em oito estátuas. O objetivo do ato é chamar a atenção das autoridades para que a cidade receba novos lotes da vacina contra o vírus da gripe Influenza A (H1N1).

Segundo Ivonete dos Santos, enfermeira doutora da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, a maior incidência de casos da região ocorre na cidade, que conta também com o maior índice de óbitos registrados. "Estamos com 17 pessoas aguardando o resultado do exame, temos 40 casos positivos, quatro óbitos e 27 internações - sendo sete na Unidade de Terapia Intensiva".

Em contato com o Terrao grupo que assina como '#VacinaParaTodos', revelou ser composto por seis amigos que sempre discutiam sobre o vírus da gripe A. Eles estranharam o fato de não existir a vacinação gratuita para a população fora do grupo de risco definido pelo Ministério da Saúde na campanha nacional e resolveram pressionar a administração pública do município.

"Nosso objetivo é que, com mobilização popular, a prefeitura ceda e vacine a população. Acreditamos que se o governo federal não tem como mandar vacinas gratuitas para todos, e a prefeitura deveria comprar as vacinas, pois se trata da saúde das pessoas que moram em Blumenau".

O grupo contou ainda que a ideia inicial era fazer uma mobilização popular pela rede social Facebook, mas após conhecerem o trabalho do #aquibateumcoracao - movimento que "para espalhar o amor" cola corações em monumentos em diversas cidades brasileiras - optaram por fazer algo semelhante.

"Adoramos a ideia e pensamos em seguir a mesma linha para chamar a atenção, conscientizar e mobilizar as pessoas em torno da causa. Conseguimos despertar o interesse da mídia e da população para algo que estava passando em branco, que é cobrar do prefeito uma resposta imediata para a vacinação de toda a cidade".

Em nota, o Ministério da Saúde informou que está monitorando os casos de influenza em Santa Catarina e que enviará, ainda nesta quinta-feira, dois técnicos para apoiarem a Secretaria Estadual e as secretarias municipais de saúde na análise dos casos e na elaboração de uma resposta efetiva. O Ministério informou ainda que em 2012, em Santa Catarina, foram notificados 231 casos confirmados de influenza pelo subtipo do vírus A (H1N1) e 22 óbitos, sendo quatro registrados em Blumenau entre maio e junho.

Gripe A

O subtipo do vírus de influenza denominado A (H1N1) surgiu em 2009, no México, e foi responsável pela pandemia que matou 159 pessoas no Brasil. Em agosto de 2010, com base nos dados epidemiológicos registrados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia como encerrada.

A gripe é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus A (H1N1) e é transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre os principais sintomas destacam-se febre alta repentina, tosse acompanhada ou não de dores de cabeça, além de dores musculares e nas articulações, e dificuldade respiratória (dispnéia).

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta que sejam observadas ações de higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos, proteger a tosse e o espirro com lenço descartável, evitar aglomerações e manter ambientes ventilados.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Monumento em praça de Blumanau recebe máscara para se proteger da gripe A; ato pede vacina para todos
Monumento em praça de Blumanau recebe máscara para se proteger da gripe A; ato pede vacina para todos
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade