PUBLICIDADE

Ex-presidente do PT critica Anac e 'duopólio ridículo' da TAM e da Gol

13 jun 2012 - 13h47
(atualizado às 13h55)
Compartilhar

Os atrasos e cancelamentos de voos no aeroporto de Congonhas por causa da neblina que atingiu São Paulo ontem deixou o ex-presidente do PT Ricardo Berzoini, irritado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ao ver a reclamação do também petista José Eduardo Dutra, atual diretor da Petrobras, no Twitter, Berzoini disparou contra o órgão, questionando o que ele chamou de "duopólio" das empresas TAM e Gol. "A culpa é da ANAC que dá cobertura 'pro' duopólio ridículo TAM/GOL", disse Berzoini.

As empresas registraram cancelamentos e atrasos também na manhã desta quarta-feira
As empresas registraram cancelamentos e atrasos também na manhã desta quarta-feira
Foto: Adriano Lima / Terra

Veja os direitos dos passageiros em aeroportos

Dutra reclamava da dificuldade que ele enfrentou para pousar em Congonhas na noite de ontem. "Estou dentro do avião, já estava na cabeceira da pista e voltou porque Congonhas fechou", disse em um dos comentários. Em seguida, José Eduardo Dutra começou a reclamar da empresa aérea, o que gerou os comentários de Berzoini. "Mais um desrespeito total da TAM com seus clientes. E ainda fica fazendo propaganda enaltecendo o respeito às pessoas", disse.

Segundo Dutra, o voo dele foi desviado para Ribeirão Preto por causa da neblina que atingia São Paulo. "Voo da TAM 3727, BSB/CGH, pousou em Ribeirao Preto, às 19:58, por causa do fechamento de Congonhas. Passageiros ficaram dentro do avião", disse. "Às 22h38. Agora estão no saguão do aeroporto e a empresa ainda não disse o que vai fazer com eles. Diz que não tem hotel em Ribeirão", falou Dutra, reclamando da empresa aérea. Apoiando o companheiro de partido, Berzoini falou mais uma vez do domínio do mercado aéreo no Brasil. "Se não abrir os slots de Congonhas e Santos Dumont, o duopólio vai continuar. Quem ganha com isso? Com a palavra, a ANAC", completou o ex-presidente do PT.

Sobre os atrasos e cancelamentos em Congonhas, a TAM informou que o forte nevoeiro de ontem impossibilitou pousos no aeroporto de Congonhas. Os atrasos geraram um efeito cascata, cancelando alguns dos primeiros voos programados para esta quarta-feira.

A Gol informou que "em todos os destinos afetados pelo mau tempo de ontem atendeu os clientes da melhor forma possível, oferecendo hospedagem, alimentação, reacomodações sem cobrança das taxas previstas". Sobre os cancelamentos da manhã de hoje, a empresa disse que faziam parte de manutenções programadas e que os passageiros foram avisados com antecedência.

Por volta das 13h20 desta quarta-feira, dos 109 voos registrados em Congonhas, 18 haviam sido cancelados e 23 partiram atrasados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade