PUBLICIDADE

Cidades

RJ: maioria das cidades não atingiu meta de vacinação contra gripe

1 jun 2012 - 22h48
Compartilhar

O Rio de Janeiro não atingiu a meta de 80% de imunização do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, coordenada pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, apesar de todos os postos dos 92 municípios fluminenses estarem com bom estoque da vacina, a população ou deixou para última hora ou abriu mão de se proteger contra a doença.

Mais de 60 municípios deixaram de atingir a meta de vacinação no Rio de Janeiro
Mais de 60 municípios deixaram de atingir a meta de vacinação no Rio de Janeiro
Foto: Agência Brasil

Em todo o Estado, 62 municípios deixaram de atingir a meta, inclusive a capital, com cobertura de 67%. Diante da baixa adesão da maioria dos municípios fluminenses, a secretaria recomendou às prefeituras que não atingiram a meta a continuar vacinando a população até a próxima semana. Há vacina em estoque para todas as cidades.

A vacina contra a gripe destina-se a crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos, idosos, gestantes, profissionais de saúde e a população indígena. Apenas 66% da população do Rio de Janeiro aderiram à campanha, o que corresponde a cerca de 1,8 milhão de pessoas.

Dentro dos grupos prioritários da campanha, os índios foram os que mais se vacinaram, ultrapassando a meta de imunização contra o vírus Influenza A. Na sequência, os que mais receberam a vacina foram os profissionais de saúde (95%), as crianças (74%), os idosos (62%) e as gestantes (59%).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A gripe ataca, todos os anos, entre 10% e 20% da população no mundo - algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação dos brônquios (bronquite).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade