PUBLICIDADE

Polícia

Operação para substituir Exército por PMs na Penha deixa 3 mortos

1 jun 2012 - 10h49
(atualizado às 11h08)
Compartilhar

A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou nesta quinta-feira a substituição da Força de Pacificação do Exército nas comunidades da Chatuba, Morro da Fé e Morro do Sereno, no Complexo da Penha, zona norte da cidade. Na operação, três pessoas morreram, 39 foram presas e 16 menores foram apreendidos.

Cerca de 300 PMs participaram da ação que irá instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora na região
Cerca de 300 PMs participaram da ação que irá instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora na região
Foto: PMERJ / Divulgação

O nome dos mortos não foi divulgado. Cerca de 300 PMs participaram da ação que irá instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na região. Os soldados do Exército serão substituídos pelos batalhões de Operações Policiais Especiais (BOPE), de Choque (BPChq), de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromarítimo (GAM).

Desde 2010, o policiamento ostensivo era realizado pelas Forças Armadas. A substituição faz parte das ações que começaram em março nas comunidades da Fazendinha, Nova Brasília, Alemão e Pedra do Sapo e nos morros do Adeus e da Baiana.

Balanço de armas e drogas apreendidas

Após a troca das forças, os PMs começam as ações de policiamento e revista que capturaram os criminosos que ainda estavam atuando na área. Segundo um balanço divulgado pela Polícia Militar, foram apreendidos na operação uma granada, seis revólveres, seis pistolas, uma espingarda, cinco carregadores de fuzil, uma réplica de pistola e outra de fuzil, além de centenas de munições de diversos calibres.

A apreensão de drogas também foi expressiva. Ao todo, os policiais encontraram mais de 10 mil invólucros de cocaína, entre papelotes, sacolés e cápsulas. Também foram aprendidos 18.645 trouxinhas de maconha, 7.828 pedras de crack, 245 frascos de cheirinho da loló e 12 comprimidos de ecstasy. Além das armas e drogas, a polícia apreendeu 71 motocicletas e autuaram outras 85.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade