PUBLICIDADE

vc repórter: seca na BA afeta 245 cidades; Exército distribui água

1 jun 2012 - 12h59
(atualizado às 13h22)
Compartilhar

O combate à estiagem que assola a Bahia e já afetou a vida de 2,7 milhões de pessoas conta com o apoio do Exército brasileiro.

Com o apoio do Exército, caminhões-pipa distribuíram água pela zona rural da Bahia na última terça-feira
Com o apoio do Exército, caminhões-pipa distribuíram água pela zona rural da Bahia na última terça-feira
Foto: Roberto Meira / vc repórter

A falta de chuvas nos últimos meses na região Nordeste do País vem causando a seca de diversos rios e represas e, consequentemente, a falta de água e alimento aos animais.

Com o objetivo de reduzir o impacto da estiagem, o 19º Batalhão de Caçadores, o 35º Batalhão de Infantaria, o 4º Batalhão de Engenharia de Construção e 1ª Companhia de Infantaria vêm realizando no Estado a distribuição de água com auxílio de caminhões-pipa, que são contratados e fiscalizados pelo Exército.

Segundo o Centro de Comunicação Social do Exército, só o 19º Batalhão de Caçadores abastece 48 municípios, em uma região com população estimada em 297 mil habitantes. São cerca de 50 homens e 300 veículos envolvidos na ação, que atua a fim de complementar a distribuição de água que já é realizada pelo Estado e municípios.

A Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec) também realiza convênios para contratar carros-pipa e realizar a limpeza de reservatórios de água da região.

A Operação Pipa do Exército, que acontece também em Minas Gerais e Sergipe, é uma ação coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e existe há 13 anos. No início, a operação acontecia apenas nos períodos em que a estiagem se prolongava. No decorrer dos anos, com o rigor do período das secas, a operação se tornou contínua.

No Bahia, mais de metade dos municípios já declarou situação de emergência em razão da falta de chuvas. Segundo a Cordec, 245 dos 417 municípios do Estado estão nessa situação.

O internauta Roberto Meira, de Brumado (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade