PUBLICIDADE

Fortes chuvas causam desabamentos no norte de SC

26 mai 2012 - 12h04
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

Uma área de baixa pressão atmosférica se formou no Sul do Brasil, especialmente entre o Paraná e Santa Catarina, provocando muitas chuvas, de intensidade moderada a forte, entre a noite de quinta-feira e a madrugada deste sábado. O litoral de SC foi bastante afetado pelas chuvas e ainda contabiliza os estragos.

A Defesa Civil informa que os volumes de água foram expressivos em algumas regiões, uma vez que o mês de maio registrou poucas chuvas. De acordo com informações preliminares, em Blumenau houve quatro deslizamentos em vias públicas e dois alagamentos. Em Itajaí, ocorreram alagamentos e uma casa no Bairro São Vicente foi interditada. Já em Porto Belo, 140 famílias enfrentaram alagamentos. No município de Barra Velha, foi registrado 10 cm de água em algumas casas, onde duas famílias foram atingidas e sete pessoas ficaram desalojadas.

Na cidade de Jaraguá do Sul, ocorreram quatro deslizamentos, uma queda de muro e outra de árvore, além de um destelhamento. Em Palhoça, a equipe da Defesa Civil municipal interditou um prédio residencial de dois andares devido à queda de um muro de contenção que atingiu uma garagem. Outros municípios notificaram pequenos danos, como Joinville e Bombinhas.

Recomendações

A Defesa Civil de SC recomenda que em caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rocha e inclinação de postes e árvores próximas as residências. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas, pelos números (48) 3244-0600 e 4009-9816.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade