PUBLICIDADE

Política

De Camila Pitanga a Chico Bento; veja quem pediu o veto

25 mai 2012 - 14h32
(atualizado às 16h18)
Compartilhar
Diogo Alcântara
Direto de Brasília

Assim que o Código Florestal passou na Câmara com alterações consideradas "muito ruralistas", o bordão "Veta, Dilma" e sua variação "Veta tudo, Dilma", entraram rapidamente no conhecimento popular e nas mais variadas montagens de fotos publicadas em sites de relacionamento. O meme entrou rapidamente para a lista de assuntos mais comentados do Twitter, por exemplo. O apelo popular ganhou ainda mais projeção quando personalidades públicas engrossaram o coro pedindo veto parcial ou total ao texto da Câmara.

Dilma Rousseff veta 12 artigos do Código Florestal:

O caso mais popular foi o da atriz Camila Pitanga que estava como mestre de cerimônia em um evento oficial no Rio de Janeiro e quebrou o protocolo. "Veta, Dilma", disse rapidamente e em seguida foi ovacionada pela plateia.

Nesta semana foi a vez do personagem Chico Bento, do cartunista Maurício de Sousa, agitar as redes sociais com seu sotaque interiorano: "Veta tudim, dona Dirma!". A imagem foi postada a partir da conta do Twitter do cartunista. Em outra postagem, outros personagens da Turma da Mônica fizeram um apelo público à presidente.

"Licença, dona Dirma! A gente num intendi muito das coisas da lei mais intendi das nossa necessidade! I nóis percisa das mata, dos rio, dos peixe... I tá todo mundo achando qui isso vai sê mexido pra pior! A sinhora podi ajudá pra isso num acontecê? Nossa gente vai agardecê por toda vida! Eu juro!", diz o texto da ilustração.

Celebridades como a modelo Gisele Bündchen, os atores Marcos Palmeira e Cristiane Torloni, o cineasta Fernando Meirelles, além de ícones da música, como Gilberto Gil, Nando Reis e a banda Ultraje a Rigor, também expressaram publicamente seu descontentamento com o texto do Código e pediram o veto presidencial.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade