PUBLICIDADE

Política

Dilma dedicará tarde a análise, mas deve vetar Código Florestal

24 mai 2012 - 10h26
(atualizado às 10h37)
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff dedicará toda a tarde desta quinta-feira à discussão do veto ao novo Código Florestal. Às 14h30 ela se reúne com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. A ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, já adiantou, porém, que a presidente deve anunciar o veto parcial ao texto.

info-estatico-codigo-florestal
info-estatico-codigo-florestal
Foto: Terra

"Estamos todos na expectativa de que, no mais tardar até amanhã (hoje), ela deva estar já com a decisão tomada para poder fazer a publicação no

Diário Oficial

da sexta-feira", disse Ideli na quarta-feira. Para a ministra, "só acontecerá um veto total se for absolutamente impossível aproveitar algo pela harmonia do texto legal".

Antes de fazer o anúncio, Dilma deve falar com líderes aliados, disseram à Reuters nesta quarta-feira dois ministros que participam das negociações. Os ministros afirmam que caberá à presidente decidir se as lacunas deixadas pelo texto que saiu do Congresso serão preenchidas por medida provisória ou com um projeto de lei proposto por senadores. O prazo para sanção presidencial termina na sexta-feira.

Ideli Salvatti afirma que não há possibilidade do Congresso Nacional derrubar possíveis vetos da presidente ao texto. "Não há a menor possibilidade política, acredito, de derrubada de veto até porque precisa ter três quintos nas duas casas (legislativas), e o Senado, com a participação da Câmara, produziu um acordo que, depois, não foi respeitado na votação da Câmara", acredita.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade