PUBLICIDADE

Atriz de Hollywood adere a protesto do Greenpeace em São Luís

21 mai 2012 - 18h30
(atualizado às 19h04)
Compartilhar

A atriz alemã Q'orianka Kilcher participou nesta segunda-feira de um protesto organizado pelo grupo ambientalista Greenpeace, no Maranhão. Ela escalou a âncora do cargueiro Clipper Hope para evitar o carregamento de 31,5 mil t de ferro gusa proveniente da Amazônia. O bloqueio ao navio, a 20 km da costa da capital São Luís, já completou uma semana.

Atriz Q'orianka Kilcher participou de protesto no Maranhão
Atriz Q'orianka Kilcher participou de protesto no Maranhão
Foto: Greenpeace / Divulgação

Filha de índio peruano quéchua e de mãe suíca, a atriz de 22 anos ganhou projeção ao interpretar a personagem Pocahontas no filme O Novo Mundo, de 2005. Q'orianka também é conhecida por seu ativismo ambiental e pelos direitos humanos, especialmente pelos direitos das populações indígenas.

"Eu acabei de vir de uma viagem à Amazônia, na região onde o ferro gusa é produzido. Vi de perto como essa produção está colocando em risco alguns povos indígenas, inclusive grupos isolados", afirmou.

A atriz escalou a corrente da âncora do cargueiro Clipper Hopper por volta das 9h30 desta segunda-feira. Ela fez revezamento com voluntários do Greenpeace no navio Rainbow Warrior que, desde o dia 14, se mantêm pendurados na corrente do cargueiro para evitar que ele atraque no porto de Itaqui.

"Q'orianka está dando um exemplo de que a defesa da Amazônia ultrapassa nossas fronteiras", disse Paulo Adario, diretor da campanha Amazônia, a bordo do Rainbow Warrior.

Principal matéria-prima do aço, o minério de ferro se transforma em ferro gusa dentro de fornos alimentados por carvão vegetal. De acordo com o Greenpeace, parte deste carvão é proveniente de extração ilegal de madeira. O ferro gusa brasileiro é exportado, principalmente, para os Estados Unidos.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade