PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: resgate de onça parda dura 12 horas no MS

16 mai 2012 - 14h01
(atualizado às 18h40)
Compartilhar

A tranquilidade de Caarapó, cidade de aproximadamente 26 mil habitantes, localizada no interior do Mato Grosso do Sul, a 268 km da capital Campo Grande, foi alterada na manhã desta quarta-feira. Os moradores avistaram, por volta das 7h, uma onça parda em cima de uma árvore.

O Capitão Carlos Magno, comandante da Polícia Ambiental de Dourados, município vizinho a Caarapó, informou que uma equipe da polícia foi para o local com o objetivo de acalmar a onça, que estava muito agitada, e também de manter a população e os cachorros do bairro afastados da árvore.

A equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) viajou de Campo Grande e chegou ao local por volta das 18h (horário de Brasília). Segundo informações, as tentativas de remover o animal de cima da árvore continuavam até as 18h45 desta quarta-feira.

O grupo foi chamado para viabilizar a captura do animal e conta com os equipamentos necessários para aplicar o tranquilizante e concluir o resgate.

Ainda segundo o comandante, após adormecer, a onça será levada em jaula para o CRAS, onde receberá os tratamentos adequados de médicos veterinários, para então, assim que tiver condições, ser devolvida à natureza. O animal pesa cerca de 180 kg e tem aparentemente quatro anos.

De acordo com a sul-mato-grossense Maria da Conceição de Souza, cenas como esta são comum no estado. "Como a gente fica perto do Pantanal, de vez em quando esses animais aparecem por aqui", acredita.

Para o Capitão Carlos Magno há ainda outras razões para as ocorrências: o desmatamento e os crimes ambientais cada vez mais frequentes no centro oeste do Brasil."O desmatamento faz com que o animal saia de seu habitat para procurar comida, é por isso que ele acaba chegando às cidades", conclui.

Os internautas André Nezzi, de Caarapó (MS), e Maria da Conceição de Souza, de Campo Grande (MS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Onça permanece em árvore há mais de 7 horas, em Caarapó, no Mato Grosso do Sul; o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de Campo Grande, é aguardado no local para sedar a onça e concluir o resgate
Onça permanece em árvore há mais de 7 horas, em Caarapó, no Mato Grosso do Sul; o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de Campo Grande, é aguardado no local para sedar a onça e concluir o resgate
Foto: André Nezzi / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade