PUBLICIDADE

Com 114,8 mm, Vitória registra chuva mais intensa do ano

14 mai 2012 - 18h00
(atualizado às 19h52)
Compartilhar

Uma nova frente fria provocou muita chuva na noite deste domingo e na madrugada desta segunda-feira em Vitória (ES). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 114,8 mm entre as 9h de ontem e as 9h de hoje. De acordo com o órgão, a quantidade de precipitação anotada foi a maior deste ano na capital capixaba, superando os 107,8 mm que ocorreram entre os dias 5 e 6 de janeiro. Desde a madrugada, a cidade sofre com enchentes e enxurradas. As informações são da Climatempo.

Os ventos fortes que acompanharam a chuva no Espírito Santo danificaram estruturas metálicas em Vitória
Os ventos fortes que acompanharam a chuva no Espírito Santo danificaram estruturas metálicas em Vitória
Foto: Jussara Martins / Futura Press

Não foi a primeira vez que Vitória recebeu chuva extremamente volumosa como a desta segunda-feira. No ano passado, o Inmet registrou 170,4 mm entre os dias 27 e 28 de abril na capital.

Por volta das 15h, ainda chovia na cidade e em praticamente todas as regiões do Espírito Santo. Em Alfredo Chaves, o acumulado de chuva chegava aos 206 mm, computado entre as 20h do domingo e as 14h desta segunda-feira.

As áreas de instabilidade desta frente fria ainda vão provocar mais chuva no Espírito Santo no decorrer desta semana. A chuva diminui a partir desta terça-feira, mas só de quinta-feira em diante são esperados períodos com sol e elevação da temperatura.

Estragos

As chuvas desta madrugada atingiram principalmente a região da Grande Vitória, Guarapari e Alfredo Chaves. O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) registrou diversos estragos causados pelos alagamentos, como problemas no tráfego de veículos e inundações de residências. Até as 16h, foram atendidas 124 ocorrências entre quedas de muros, desmoronamentos de residências, deslizamentos, quedas de árvores e galhos em vias públicas na Grande Vitória. Nos demais municípios, foram informadas 71 ocorrências.

Em Guarapari, na região metropolitana de Vitória, a chuva deixou pelo menos oito feridos. Segundo a Defesa Civil estadual, o excesso de água causou a cheia do rio que corta a região, destruindo três casas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender as vítimas, que foram encaminhadas para unidades de saúde da região.

Em todo o Estado, já são 186 pessoas desalojadas e 19 desabrigadas. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) continua monitorando o risco de desastre no Espírito Santo. No último alerta enviado às 14h, consta nível alto de risco de inundação e deslizamento para os municípios de Cariacica, Santa Leopoldina, Viana, Domingos Martins, Vitória, Vila Velha, Anchieta, Serra e Marechal Floriano.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade