PUBLICIDADE

Seca atinge sertão do CE; chuva em abril é 70% menor que o esperado

24 abr 2012 - 11h39
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Omar Jacob
Direto de Fortaleza

A chuva abaixo da média em 2012 começa a causar prejuízos no interior do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas regiões do sertão central e sertão dos inhamuns, choveu 42% a menos do esperado para o mês de março. Em todo o Estado, até agora, a precipitação de abril está 70% abaixo do esperado.

Dos 138 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado apenas dez estão no limite máximo; ao todo, os reservatórios atingem 69,86% da capacidade. Como a chuva não chega a todas as localidades, acontece o fenômeno conhecido como "seca verde", em que a vegetação tem a pigmentação, mas não dá frutos.

No campo, as plantações não se desenvolvem e os prejuízos se acumulam. Em municípios como Morada Nova, Independência, Boa Viagem e Ibicutinga, as perdas já chegam a 80% da lavoura, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará já prevê a liberação de recursos do programa "garantia safra" que tem cerca de 240 mil agricultores cadastrados.

Na segunda feira, a presidente Dilma Roussef (PT) esteve reunida com os governadores da região nordeste para discutir estratégias de combate à seca na região. Durante o encontro, o governador Cid Gomes (PSB) prometeu tentar antecipar o pagamento das parcelas do benefício.

Indícios da seca são vistos em campos do Estado
Indícios da seca são vistos em campos do Estado
Foto: Omar Jacob / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade