PUBLICIDADE

Marcha reúne 6 mil contra a corrupção em Brasília, diz PM

21 abr 2012 - 15h31
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Gustavo Gantois
Direto de Brasília

O sol quente e o excesso de atrações na Esplanada dos Ministérios disputaram o público com a 3ª Marcha Contra a Corrupção, realizada neste sábado, em Brasília. Com quase 20 mil participantes, segundo os organizadores, e 6 mil, segundo a Polícia Militar, os manifestantes cobraram agilidade no julgamento do mensalão.

Manifestantes em Brasília marcham e pedem o fim do foro privilegiado no julgamento de políticos
Manifestantes em Brasília marcham e pedem o fim do foro privilegiado no julgamento de políticos
Foto: Gustavo Gantois / Terra

Organizada nas redes sociais, a marcha se valeu de cartazes e faixas, algumas bem-humoradas e outras mais radicais, para apelar a um sentimento de mobilização que ganhou corpo na época dos caras pintadas, quando houve o impeachment do ex-presidente Fernando Collor. A maior parte dos manifestantes usava camiseta preta e pregava o fim do foro privilegiado no julgamento de políticos e outras autoridades e o repasse de 10% do Orçamento da União para a saúde.

O estudante de Relações Internacionais George Marques, 21 anos, foi um dos organizadores da marcha. Segundo ele, os jovens querem mudanças na política brasileira, com renovação dos parlamentares e um combate mais efetivo aos desvios de dinheiro público. "Essa já é a terceira marcha e nada sequer indica uma mudança. Enquanto houver políticos dispostos a terem seus bolsos molhados, mais e mais Cachoeiras surgirão. Está na hora de um basta, uma mudança que mostre aos políticos que as coisas não podem continuar como estão", esbravejou o estudante.

A primeira marcha em Brasília foi realizada no feriado de 7 de setembro do ano passado. A segunda, no dia 15 de novembro, feriado da República. Os organizadores prometem uma quarta edição da manifestação para a próxima comemoração da independência do Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade