PUBLICIDADE

Política

Ministros: Governo Aberto ajudará a aprimorar combate à corrupção

17 abr 2012 - 13h00
(atualizado às 13h16)
Compartilhar

Os ministros da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e de Relacões Exteriores, Antonio Patriota, destacaram hoje a importância da 1ª Conferência Governo Aberto para aprimorar a transparência dos poderes e o combate à corrupção. O encontro acontece em Brasília e é copresidido pela secretária de Estado norteamericana Hillary Clinto, e pela presidente Dilma Rousseff. Mais de 40 países participam do evento, cujo nome em inglês é Open Government Partnership.

A secretária de Estado Hillary Clinton (dir.) se encontrou com a presidente Dilma Rousseff e o ministro Antonio Patriota
A secretária de Estado Hillary Clinton (dir.) se encontrou com a presidente Dilma Rousseff e o ministro Antonio Patriota
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação

"Quanto maior for a exposição e a publicidade dos gastos e atos públicos, menor será o espaço para a corrupção e o desperdício", argumentou Hage em seu discurso. O ministro ainda lembrou que a conferência é uma iniciativa de compromissos voluntários e espontâneos dos países membros e citou o interesse de organizações da sociedade civil no mecanismo.

O chanceler Antonio Patriota ressaltou que o encontro é uma oportunidade para aperfeiçoar os esforços no combate à corrupção e na busca pela transparência de dados oficiais. "Estou certo de que sairemos (da conferência) fortalecidos pelo intercâmbio de ideias. Minha convicção é a da busca pela consolidação do Governo Aberto não só no Brasil, como no mundo", disse o ministro. O objetivo do Governo Aberto é fortalecer políticas nacionais de transparência e combate aos crimes contra o patrimônio público por meio da troca de experiências em execução nos países que integram o grupo.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade