PUBLICIDADE

Por moradia, cerca de 300 sem-teto protestam no centro de SP

9 abr 2012 - 15h18
(atualizado às 18h37)
Compartilhar

Cerca de 300 pessoas participaram na manhã desta segunda-feira de uma manifestação organizada pela Frente de Luta por Moradia (FLM), no centro de São Paulo. O protesto pede resposta da prefeitura sobre a situação das famílias que foram retiradas de um prédio, ocupado ilegalmente, na avenida São João e levadas para um alojamento no bairro Bom Retiro, em fevereiro deste ano.

A Polícia Militar e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acompanharam a manifestação, que ocorreu de forma pacífica. Os manifestantes se concentraram no Páteo do Colégio e seguiram até a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano, na rua Boa Vista.

O movimento promete que, caso a resposta não seja satisfatória, cerca de 2 mil famílias seguirão para a porta da prefeitura de São Paulo para seguir com os protestos.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), da Secretaria de Estado da Habitação, informou que recebeu a pauta de reivindicações dos sem-teto em reunião com lideranças da FLM. Segundo a secretaria, "todos os pontos apresentados pelos manifestantes estão em andamento ou em fase de estudo". "Em muitos casos, os processos são complexos e envolvem viabilização de terrenos, gestão de documentos, legislação e elaboração de projetos que atendam a requisitos para edificação", justifica a nota, que afirma a ocorrência "frequente" de encontros para debater o problema.

"Em muitos casos, a solução já foi encontrada por intermédio de programas de atendimento, inclusive em parceria com a Caixa Econômica Federal. Porém, a execução depende de fatores externos que a Secretaria da Habitação, a CDHU e as entidades têm se empenhado em superar", completa a secretaria.

Segundo a Polícia Militar, a manifestação reuniu cerca de 300 pessoas
Segundo a Polícia Militar, a manifestação reuniu cerca de 300 pessoas
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade