PUBLICIDADE

Polícia

Fotógrafos registram as 'cracolândias' do Brasil

4 abr 2012 - 10h51
(atualizado às 12h32)
Compartilhar

Diversos fotógrafos da agência

Usuário fuma crack no Centro Histórico de Salvador, na Bahia
Usuário fuma crack no Centro Histórico de Salvador, na Bahia
Foto: Lunae Parracho / Reuters

Reuters

em todo o Brasil passaram as 24 horas do dia 19 de março em oito cidades do País contando a história das suas cracolândias, como os bairros dominados por viciados na droga passaram a ser conhecidos. O resultado desse registro fotográfico foi divulgado hoje pela agência.

Os repórteres começaram a jornada no decrépito centro de São Paulo, passando para as favelas do Rio de Janeiro. Da capital amazônica Manaus para o polo colonial turístico de Salvador. Em cada uma destas cidades, encontraram enxames de usuários de crack que têm convertido bairros inteiros em acampamentos noturnos, abrindo verdadeiros mercados de crack ao livre.

As imagens refletem o que sociólogos, especialistas em saúde e autoridades policiais dizem: é um problema que cresce rapidamente e coloca o Brasil no centro do comércio internacional de drogas. O País tornou-se rota crucial para o tráfico de entorpecentes, desde seus países de origem, nos Andes, até a Europa e outros destinos.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas das Nações Unidas de 2011, as apreensões de cocaína no Brasil subiram de 8 t em 2004 para 24 t em 2009.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade