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Secretário: CPTM sofre com 'tsunami' de passageiros da linha 4

29 mar 2012 - 19h19
(atualizado às 19h22)
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Marina Novaes
Direto de São Paulo

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, disse nesta quinta-feira que o início das operações em tempo integral da linha 4-Amarela do metrô (Butantã-Luz), em setembro do ano passado, provocou um "tsunami de passageiros" que passaram a utilizar os serviços da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o que fez com que o órgão tivesse de acelerar as obras de melhorias do sistema. Somente entre outubro de 2011 e março de 2012, a CPTM ganhou 1,2 milhão de novos usuários, saltando para 2,7 milhões de passageiros que se locomovem de trens todos os dias.

Jurandir Fernandes (centro) disse que a Linha 4 provocou um "tsunami" na CPTM
Jurandir Fernandes (centro) disse que a Linha 4 provocou um "tsunami" na CPTM
Foto: Marina Novaes / Terra

"A CPTM está tendo que se desdobrar para lidar com esse 'tsunami' que aconteceu. (...) Foi um tsunami, e nós estamos administrando", afirmou Fernandes, em entrevista convocada para explicar o tumulto ocorrido hoje pela manhã na estação Francisco Morato, da linha 7-Rubi da CPTM, após uma pane.

De acordo com o secretário, embora a companhia já se preparasse para essa demanda, surpreendeu a rapidez com que ela ocorreu. De acordo com ele, os atrasos para a realização das obras da linha 5-Lilás do Metrô também contribuíram para sobrecarregar os trens, mas não há falta de investimentos no setor.

"Não está parado em nada os investimentos", ressaltou. "O que está havendo é uma migração forte para os trilhos. (...) A demanda reprimida é muito grande e nós pagamos o preço do nosso sucesso. Nós tiramos muita gente dos ônibus", acrescentou o secretário dos Transportes.

Uma das linhas mais afetadas por esse "tsunami" de passageiros foi a linha 9-Esmeralda da CPTM, cujo aumento de passageiros foi de 58% entre dezembro de 2010 e dezembro do ano passando, saltando para 520 mil usuários por dia.

Para lidar com essa sobrecarga de passageiros, a CPTM decidiu suspender, por nove domingos, a circulação de trens na linha 9, para poder acelerar as obras para a melhoria do sistema, sobretudo na parte elétrica. A medida, chamada de "ação de ataque", também deve ser implementada na linha 8-Diamante da CPTM, em junho, e na linha 7-Rubi, em julho. "Nós precisamos ter outros meios de transporte em São Paulo", disse.

O secretário negou, porém, que o número de falhas registradas no sistema de trens esteja acima do normal - em 2012, já foram registradas 15 panes "notáveis", ou seja, que afetaram os passageiros. "Está dentro dos parâmetros internacionais", disse.

Fonte: Terra
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