PUBLICIDADE

Rio: ação da Receita reforça combate a fraudes aduaneiras no País

19 mar 2012 - 13h49
(atualizado às 13h50)
Compartilhar

A Receita Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira uma ação contra fraudes no comércio exterior do País. De acordo com o secretário nacional, Carlos Alberto Barreto, que fez o anúncio no porto do Rio de Janeiro, a Operação Maré Vermelha vai aumentar o rigor nas fiscalizações de importações e exportações.

Segundo a Receita, com o volume crescente de importações, aumenta a prática de fraudes como o subfaturamento, a triangulação e a utilização de falsa classificação fiscal - que resultam em situações predatórias ao setor produtivo nacional. A operação poderá incorporar outros setores da administração pública.

Para viabilizar o controle aduaneiro, a Receita anunciou a inclusão de novos parâmetros para as operações de importação de mercadorias e setores considerados de interesse para a economia nacional - em especial bens de consumo não duráveis, como vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, bolsas e artigos de plástico.

Com a operação, a Receita espera reduzir as operações danosas ao setor produtivo nacional, bem como aumentar o número de retenções e apreensões de mercadoria, o valor recolhido em tributos e multas, e a percepção de risco aos fraudadores.

Durante o anúncio da operação, Barreto comunicou também a inauguração do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco (Cerad), unidade especial da Receita situada na capital fluminense que coordenará os processos de inteligência e análise de risco operacional das atividades de fiscalização aduaneira em todo o território nacional. Para o secretário "o Cerad tem estrutura pequena, mas contará com alta tecnologia e trabalho em rede com todo o País".

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade