PUBLICIDADE

vc repórter: cheia de rio afeta 65 mil pessoas no Acre

21 fev 2012 - 16h10
Compartilhar

A chuva que atinge o Estado do Acre, na região Norte do País, afetou cerca de 65 mil pessoas na segunda maior enchente do rio Acre já registrada. A previsão é que a região receba ainda mais chuvas nas próximas 48 horas.

Moradores de Rio Branco apelam para barcos e botes para transitar pelas ruas alagadas da cidade
Moradores de Rio Branco apelam para barcos e botes para transitar pelas ruas alagadas da cidade
Foto: Walcimar Junior / vc repórter

A cidade mais atingida foi a capital Rio Branco, onde o rio atingiu 17,38 m de altura, mais de três metros acima do nível de transbordamento. O número só é inferior ao valor registrado em 1997, quando o rio atingiu 17,67 m, na maior cheia registrada. Santa Rosa, Rio Branco e Assis Brasil também enfrentam problemas devido à cheia do Rio Iaco.

De acordo com o coordenado estadual da Defesa Civil, o coronel João de Jesus Oliveira, 65 mil pessoas foram afetadas em todo o Estado. Em Rio Branco, 5.004 pessoas foram levadas para abrigos e estão sob os cuidados da prefeitura e governo.

No último dia 17, o Governo Federal Disponibilizou, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, R$ 1 milhão em verbas para dar apoio às vítimas da chuva. Os recursos serão utilizados para a compra de água potável, alimentos, vestuário, barracas, produtos de limpeza e higiene. Segundo Oliveira, a presidente Dilma e o governo do Estado estão dando todo o suporte necessário para minimizar os problemas das famílias atingidas.

Cerca de cem barracas serão distribuídas aos desabrigados e 30 integrantes da Força Nacional foram enviados para dar assistência às vítimas da chuva.

O internauta Walcimar Junior, de Rio Branco (AC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade