Notícias » Brasil » Brasil

 Chuva deixa SP em estado de atenção e causa lentidão recorde
10 de fevereiro de 2012 17h03 atualizado em 11 de fevereiro de 2012 às 11h02

Carro é quase sugado pela água na avenida Paes de Barros com a Luís Inácio de Anhaia Melo. Foto: Rogério Gomes/vc repórter

Carro é quase sugado pela água na avenida Paes de Barros com a Luís Inácio de Anhaia Melo
Foto: Rogério Gomes/vc repórter

A forte chuva que atingiu São Paulo na tarde desta sexta-feira deixou toda a cidade em estado de atenção pela segunda vez no mesmo dia. Além disso, o temporal provocou o maior pico de congestionamento em 2012 para o horário: 217 km às 19h, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego.

Às 14h15 de hoje, Centro de Gerenciamento de Emergências, a chuva direcionou o foco das atenções às zonas leste e sudeste, mas a situação voltou ao normal às 15h35. Pouco mais de uma hora depois, no entanto, toda a cidade voltou a ficar em estado de atenção até por volta de 19h30, quando as chuvas na capital amainaram.

Segundo o CGE, no início da noite a precipitação se concentrava no extremo da zona leste, última região a deixar o estado de atenção, às 20h10. Imagens de radar mostravam chuviscos na maioria dos bairros da capital. Na região metropolitana, a precipitação era moderada apenas em Juquitiba, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu.

Alagamentos e trânsito
A cidade chegou a registrar 34 pontos de alagamento, principalmente nas zonas sul e leste, mas às 22h o número havia caído para dois. Destes, segundo o CGE, nenhum mais era intransitável.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou pico de lentidão de 217 km na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 22h, o índice havia caído para 68 km, dos quais 46% (31 km) se concentravam na zona sul.

Por causa da forte chuva, o aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, ficou fechado para pousos e decolagens das 16h51 até as 17h27, segundo a Infraero. Desde o início do dia, 27 voos (11,8%) haviam sido cancelados, e outros 63 (27,6%) atrasaram. Já o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana, não chegou a fechar, e registrava atraso em 39 voos (17,8%).

Mais chuvas no fim de semana
O CGE informou que as novas chuvas foram provocadas por áreas de instabilidade que se deslocaram do interior do Estado. Segundo os meteorologistas, a tendência é de que as chuvas sigam para a região do Vale do Paraíba e litoral norte. Entretanto, com a chegada da frente fria, são esperadas novos períodos de chuva no decorrer da noite.

A propagação da frente fria pelo litoral paulista muda o tempo no fim de semana, provocando nebulosidade, declínio das temperaturas e chuvas mais generalizadas, inclusive na próxima madrugada. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que não devem superar os 26ºC. A continuidade das chuvas entre o sábado e o domingo eleva o risco para alagamentos, inundações e transbordamento de rios e córregos na capital paulista.

Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Rogério Gomes, Edson Chaveiro, Marcelo Ferreira Sandalhel e Claudio Fett, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter

Muitos motoristas ficaram ilhados, após serem surpreendidos pelo temporal de fim de tarde; cidade entrou em estado de atenção

  1. Dois trechos da avenida Professor Luiz Ignacio Anhaia Mello estão instransitáveis

    vc repórter
    Foto: Rogério Gomes/vc repórter

  2. Sacos de lixo boiam em via transbordada

    vc repórter
    Foto: Rogério Gomes/vc repórter

  3. Carros e pedestres ficaram ilhados na avenida Paes de Barros

    vc repórter
    Foto: Rogério Gomes/vc repórter

  4. O CGE registrava, por volta das 18h, 34 pontos de alagamento na capital paulista, seis deles intransitáveis

    vc repórter
    Foto: Rogério Gomes/vc repórter

  5. Carro é quase sugado pela água na avenida Paes de Barros com a Luís Inácio de Anhaia Melo

    vc repórter
    Foto: Rogério Gomes/vc repórter

  6. A chuva que atingiu a capital causou transtornos na Radial Leste, no trecho entre o Viaduto Bresser e o metrô Belém

    vc repórter
    Foto: Marcelo Ferreira Sandalhel/vc repórter

  7. O temporal provocou o maior pico de congestionamento em 2012 para o horário: 217 km às 19h

    vc repórter
    Foto: Marcelo Ferreira Sandalhel/vc repórter

  8. Pedestres também tiveram dificuldade de atravessar a água na rua Quintana

    vc repórter
    Foto: Claudio Fett /vc repórter

  9. Carro tenta atravessar rua alagada no Brooklin

    vc repórter
    Foto: Claudio Fett/vc repórter

  10. A rua Conceição de Monte Alegre, no Brooklin, ficou alagada

    vc repórter
    Foto: Claudio Fett/vc repórter

  11. Chuva deixa pontos de alagamento próximo ao Centro de Treinamento do Corinthians, na zona leste da capital

    Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

  12. Ciclista pega chuva na ciclovia do Parque Ecológico do Tietê, na região leste de São Paulo

    Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

/brasil/foto/0,,00.html