PUBLICIDADE

Política

Cuba nega permissão para blogueira viajar ao Brasil

3 fev 2012 - 17h13
(atualizado às 17h40)
Compartilhar

O governo cubano negou permissão para a blogueira Yoani Sánchez viajar ao Brasil, informou a própria ativista em sua página no Twitter. Ela recebeu visto do Itamaraty para vir ao País, mas a viagem dependia de autorização do governo da ilha.

Yoani Sánchez publicou o documento que nega sua saída da ilha
Yoani Sánchez publicou o documento que nega sua saída da ilha
Foto: Reprodução / Twitter

Na rede social, a blogueira publicou o documento do Departamento de Imigração que negou sua saída da ilha. "Não há surpresas", escreveu Yoani, acrescentando que é a 19ª vez que as autoridades a impedem de sair do país. Crítica do governo cubano, a blogueira foi convidada a vir ao Brasil para o lançamento de um documentário do qual participou.

Em visita à ilha nesta semana, a presidente Dilma Rousseff (PT) evitou falar dos direitos humanos em Cuba. A jornalistas, ela disse que todos os países têm "telhado de vidro" em relação aos direitos humanos e que a questão não pode ser adotada como uma "arma de combate político-ideológico".

Sobre a intenção de Yoani visitar o Brasil, Dilma afirmou que o governo lhe concedeu o visto e que cabia à blogueira obter a permissão de Cuba para sair da ilha. A cubana chegou a divulgar um vídeo em que pedia à presidente que intercedesse junto a autoridades em favor da viagem, o que não aconteceu.

"Na rua, comentam que 'Dilma veio a Cuba com a carteira aberta e os olhos fechados'", escreveu Yoani no Twitter, em referência aos acordos bilaterais na área econômica acertados entre o presidente Raúl Castro e Dilma. Dias antes da visita da presidente, o dissidente Wilman Villar Mendoza morreu após greve de fome de 50 dias, reacendendo a discussão sobre os direitos humanos na ilha.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade