PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: mulher reivindica ultrassom de suposta mãe de quádruplos

18 jan 2012 - 10h36
(atualizado às 11h27)
Compartilhar

Quando descobriu estar grávida do primeiro filho, a administradora Ana Paula Muckenberger, 29 anos, de Blumenau (SC), teve a ideia de criar um blog para registrar e compartilhar as emoções da gestação e os primeiros anos de vida de seu bebê. Orgulhosa, a futura mamãe postou, no dia 15 de junho de 2010, uma montagem, feita por ela, que exibia quatro imagens de seu feto feitas por um ultrassom 3D.

A administradora Ana Paula Muckenberger posa ao lado do filho e seu ultrassom 3D
A administradora Ana Paula Muckenberger posa ao lado do filho e seu ultrassom 3D
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Um ano e quatro meses após o nascimento do filho Pietro Rhuan, Ana Paula recebeu um alerta de uma leitora de seu blog, dizendo que uma imagem idêntica à de seu filho estaria sendo usada por outra mãe. Para sua total surpresa, a professora Maria Verônica Santos, que diz estar grávida de quadrigêmeos, exibiu em reportagens uma montagem muito semelhante a aquela postada por Ana Paula: "na hora não acreditei, achei que o link que me mandaram era um vírus. Quando comecei a assistir fiquei chocada ao reconhecer meu ultrassom", conta a blogueira.

Nos últimos dias, Maria Verônica Santos virou notícia em todo o País com sua suposta gravidez de quádruplos. A professora, que mora em Taubaté, interior de São Paulo, disse estar no último mês de gestação de quatro meninas idênticas.

A suspeita de que se trataria de uma farsa ganhou peso com as declarações do obstetra Wilson Vieira de Souza, que consultou Maria Verônica em outubro de 2011 quando, garante, ela não estava grávida: "é impossível que as crianças nasçam agora, no dia 20, como ela está dizendo. No máximo, a gravidez seria de quatro ou cinco meses", disse.

"Como uma pessoa faz isso? Por quê? O quê se passa em sua cabeça?" foram as perguntas que Ana Paula fez ao ver "chocada e horrorizada" as imagens que, garante: são de seu filho. Indignada com a atitude de Maria Verônica, a blogueira pensa em entrar na Justiça por uma punição contra a professora: "não entendo se ela busca minutos de fama, necessidade de dinheiro, ou se estava carente de atenção. Penso em entrar com um processo para dar um corretivo, mostrar a ela que o que fez está errado", completou.

Segundo Marcos Antônio Leite, advogado de Maria Verônica, a professora está sob orientação médica de repouso e portanto não dará entrevistas, mas pretende se manifestar assim que estiver em condições. Questionado pelo Terra sobre a veracidade da gravidez, Leite se limitou a dizer que "sou advogado, não médico. Não tenho como atestar sua gestação".

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade