PUBLICIDADE

RJ: buscas por ao menos 12 soterrados em Sapucaia prosseguem

10 jan 2012 - 07h58
(atualizado às 08h08)
Compartilhar

Homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil prosseguem a busca aos corpos dos soterrados no deslizamento na rua dos Barros, em Jamapará, quarto distrito de Sapucaia, no Rio de Janeiro. No local, estima-se que ainda se encontrem pelo menos 12 pessoas soterradas. Até o momento, oito vítimas foram resgatadas, eentre elas, duas crianças e seis adultos. São eles: Luiz Carlos Nassif, 40 anos, e sua neta, Ana Maria Costa Bela Nassif, 3 anos; o casal Sergio e Solange, cujo filho de 8 anos está desaparecido; Rosiane Gomes Bastos, 23 anos, e o filho Josiel, 3 anos, todos no mesmo deslizamento.

Cerca de 70 homens dos Bombeiros e Defesa Civil foram convocados em Sapucaia
Cerca de 70 homens dos Bombeiros e Defesa Civil foram convocados em Sapucaia
Foto: Sindiclei Ferreira / Futura Press

Em outro ponto do distrito, na rua José Vital dos Reis, foi encontrado o corpo de um homem de aproximadamente 45 anos identificado apenas como Francisco. Vinte e quatro dias depois que uma tromba d'água destruiu três casas, arrastou dois veículos, causou deslizamentos em partes do bairro Taquara e também causou uma morte, o distrito sapucaiense foi castigado mais uma vez por um temporal que atingiu toda região.

O resgate e o apoio aos sobreviventes da tragédia foram prejudicados devidos aos deslizamentos ocorridos na altura dos kms 122 e 155 da BR¿393 e também pela chuva que caiu durante todo o dia. O principal acesso ao Hospital São Salvador em Além Paraíba (MG) ficou bloqueado por barreiras por várias horas.

Por volta de 3h30 de ontem, um deslizamento soterrou oito casas no distrito, na maior tragédia já ocorrida no município. Durante toda a segunda-feira o prefeito Anderson Zanon, secretários, assessores e boa parte dos funcionários da prefeitura atuaram no resgate e assistência às vítimas. Segundo o secretário de Planejamento e responsável pela Defesa Civil de Sapucaia, engenheiro Marco Antônio Teixeira Francisco, os estragos são imensuráveis e por medida de segurança as famílias que moram em áreas de risco foram retiradas do local temporariamente.

Durante toda a tarde o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, acompanharam as buscas de perto, externando o apoio do governo do Rio às vítimas em Sapucaia. Existe ainda uma família desaparecida que se abrigou no interior de um veículo durante o deslizamento que também foi soterrado. A Secretaria de Assistência Social irá catalogar as famílias atingidas e fazer seu realocamento o mais breve possível.

A prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria de Assistência Social, está promovendo, a partir desta terça-feira, uma campanha para arrecadação de donativos que serão entregues às famílias atingidas pelas chuvas no município. Serão montados e distribuídos kit's desabrigados contendo material de higiene pessoal, água potável, leite e alimentos não perecíveis.

Veja o mapa das enchentes no Sudeste

Clique nos pontos destacados no mapa e veja a situação de cada município afetado pela chuva:

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade