- Eliana Gorritti
- Direto de Vitória
A prefeitura do município de Vila Velha (ES) decretou estado de atenção na noite de quinta-feira por conta das fortes chuvas que atingem a região. De acordo com a Defesa Civil Municipal, em torno de 120 mil pessoas foram afetadas, sendo que 10 estão desabrigadas e 1 mil desalojadas.
No município, diversos bairros ficaram debaixo d'água depois da forte chuva de ontem. Entre os mais afetados estão Alecrim, São Torquato, Sagrada Família, Cobilândia, Primeiro de Maio, Vila Garrido, Jardim Marilândia, Vale Encantado, Alvorada, Coqueiral de Itaparica e Jardim Guaranhus.
O bairro Alecrim é um dos que lideram a lista de áreas de risco de deslizamento. Segundo a Defesa Civil Municipal, durante a noite de quinta-feira, o órgão solicitou que cerca de 30 famílias saíssem de casa por segurança. Vila Velha também registra alagamentos em várias ruas, principalmente nos acessos à Terceira Ponte e na região do Terminal Vila Velha. Ônibus tinham encontravam problemas para transitar no local.
O município, que já enviou a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) a Defesa Civil Estadual, agora tem dez dias para elaborar o ofício do decreto de emergência, com um resumo sobre as regiões mais afetadas e principais consequências provocadas pela chuva.
A forte chuva que atingiu o Espírito Santo (ES) na noite desta quinta-feira deixou vários municípios em situação preocupante. Segundo a Defesa Civil Estadual choveu 80% do que era esperado para todo o mês de janeiro.
Em Viana, parte de uma casa desabou no bairro Marcília de Noronha, um dos mais afetados pelo temporal. O ajudante de pedreiro Fabiano dos Santos e um amigo estavam em casa quando a estrutura veio abaixo.
"A gente estava vendo televisão e de repente o cano da vizinha a água já estava levando. A gente estava achando até que a casa dela ia cair e do nada deu um barulhão, aí a parede quebrou. O muro caiu, nós saímos correndo eu pulei pela janela. Eu perdi tudo praticamente, sobrou só a televisão", contou Fabiano.
Na estrada de acesso ao bairro Industrial e na rua Pedro Álvares Cabral, árvores caíram. Um caminhão tentou desviar por uma ladeira e acabou capotando. O rio Formate transbordou e provocou alagamentos. Na entrada do bairro Marcílio de Noronha, um posto de combustíveis ficou totalmente inundado. Durante a chuva de quinta, o trecho do km 9, próximo à entrada do bairro Marcílio de Noronha, chegou a ficar completamente interditado devido ao alagamento. A Polícia Rodoviária Federal informou, na manhã desta sexta-feira, que o trânsito na BR 262 está livre e não há problemas no tráfego na região.
Cariacica Em Cariacica, o problema está no trânsito lento da Rodovia do Contorno, principalmente no sentido Cariacica-Viana. Próximo ao Trevo da Ceasa, onde são realizadas obras de construção de viadutos e duplicação. Também é grande o fluxo de caminhões na pista. A BR 262 ficou totalmente inundada por conta do temporal e precisou ser interditada na quinta e no início da manhã de hoje.
Veja o mapa das enchentes no Sudeste
Clique nos pontos destacados no mapa e veja a situação de cada município afetado pela chuva:
- Especial para Terra


Assista agora »
Assista agora »
