PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

RJ: após romper dique, água de rio invade bairro de Campos

5 jan 2012 - 16h32
(atualizado às 19h49)
Compartilhar

A água do rio Muriaé começou a chegar na comunidade de Três Vendas, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, segundo a Defesa Civil. A correnteza do rio rompeu um dique às margens da BR-356, e abriu uma cratera de cerca de 20 m na rodovia, alagando a região.

A Defesa Civil Municipal já atuava no local, auxiliando as cerca de 1 mil famílias postas em risco com o acidente. Junto à secretaria da Família e Assistência Social, Defesa Civil Estadual e Exército, o órgão direcionava as pessoas para o Ciep Luiz Carlos de Lacerda, em Travessão, e para a Escola Municipal Albertina Venâncio, onde recebiam alimentação, colchonetes e cobertores.

Por volta das 18h, mais de 300 famílias já haviam sido removidas nos locais onde as águas chegaram primeiro. A Secretaria de Assistência Social cadastrava as famílias desalojadas no programa social da prefeitura Morar Feliz.

Trinta bombeiros e 30 militares do Exército auxiliavam na retirada dos moradores de Três Vendas. A Defesa Civil estadual montou 250 barracas para acomodar os desabrigados. Cada barraca comporta até seis pessoas. Outros levaram seus pertences para as lajes. Uma escola também foi disponibilizada em Cardoso Moreira para receber parte dos desalojados.

Logo após o rompimento do trecho de contenção da rodovia, a prefeita da cidade, Rosinha Garotinho, e o secretário de estado da Defesa Civil, Sérgio Simões, sobrevoaram a localidade de Três Vendas e acompanharam o trabalho de retirada das famílias.

Pela manhã, o governo do Estado enviou duas aeronaves tripuladas por bombeiros para Campos. O secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, também sobrevoou a região, além das cidades de Cardoso Moreira, que também foi afetada pelo rompimento, e Italva, nas regiões norte e noroeste.

Veja o mapa das enchentes no Sudeste

Clique nos pontos destacados no mapa e veja a situação de cada município afetado pela chuva:

Com informações da Agência Brasil

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade