PUBLICIDADE

Devolução de lixo hospitalar americano é adiada em Pernambuco

5 jan 2012 - 12h28
(atualizado às 12h34)
Compartilhar

A Receita Federal informou nesta quinta-feira que houve uma mudança na data de devolução para os Estados Unidos dos dois contêineres contendo lixo hospitalar apreendidos no Porto de Suape, em Pernambuco, em outubro de 2011. De acordo com nota divulgada pela Receita, o material que seria enviado na próxima sexta-feira deverá embarcar rumo aos EUA somente no dia 21 de janeiro.

O adiamento foi um pedido da Hamvurg Süd, responsável pelo transporte. A empresa espera documentos para o desembarque em solo americano. A Receita Federal vai informar o horário e o navio responsável pelo transporte nos próximos dias.

Importação de lixo
Os contêineres, cada um com 23,3 t de lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebês, foram recolhidos no Porto de Suape nos dias 11 e 13 de outubro. Parte do material continha a identificação de hospitais norte-americanos e estava sujo de sangue. Também havia seringas, luvas hospitalares, cateteres, gazes e ataduras em meio aos produtos.

Nos documentos de importação, a empresa declarou que o material seria tecido de algodão com defeito, remetido da Carolina do Sul. Os dois contêineres apreendidos só foram inspecionados porque o valor declarado era incompatível com o volume e o tipo de carga.

O lixo desembarcou no Brasil em outubro de 2011
O lixo desembarcou no Brasil em outubro de 2011
Foto: Receita Federal / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade