PUBLICIDADE

Política

RS: projeto quer mudar nome de avenida que homenageia ditador

7 dez 2011 - 11h43
(atualizado às 11h51)
Compartilhar

Projeto de Lei proposto pelos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, ambos do Psol, pretende alterar o nome de uma das avenidas mais conhecidas de Porto Alegre (RS). Intitulada de Castelo Branco, em homenagem ao militar empossado presidente do Brasil em 1964, a via poderá se chamar Legalidade, em alusão ao movimento ocorrido no Rio Grande do Sul em 1961. Ruas defendeu a troca nesta quarta-feira argumentando que a ditadura foi um período "nefasto" da história do País, e que não merece homenagens.

50 anos da renúncia de Jango e da Legalidade

"A ditadura é um período nefasto, muito ruim para a história brasileira, que nos envergonha. Por outro lado, tivemos um movimento muito importante para o Rio Grande do Sul, e que não tem nenhuma homenagem", afirmou o vereador.

Em agosto, foi comemorado os 50 anos de Legalidade, movimento que teve início com a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, e se caracterizou pela forte atuação a favor da posse do vice-presidente, João Goulart, em uma tentativa de barrar o golpe militar.

Ruas disse que, pela quantidade de propostas que tramitam na Câmara, o Projeto de Lei deve ser votado só na próxima quarta-feira. Ele espera que a população acompanhe a votação e acredita na vitória. "Nós vamos ganhar. Temos que tirar essa homenagem ao ditador (...) e colocar uma homenagem a um evento cívico e sério que é a Legalidade."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade