PUBLICIDADE

vc repórter: Esquadrilha da Fumaça homenageia doadores de sangue em SP

25 nov 2011 - 17h35
Compartilhar

A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou, por volta das 11h30 desta sexta-feira, acrobacias para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, em Campinas, no interior de São Paulo.

Homenagem aconteceu na manhã desta terça-feira, em Campinas, no interior de SP
Homenagem aconteceu na manhã desta terça-feira, em Campinas, no interior de SP
Foto: Wagner Guidi / vc repórter

As manobras aconteceram próximas à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promovidas pelo Hemocentro da cidade. De acordo com a instituição, a campanha neste ano, intitulada "Não se esqueça de quem precisa! Doe Sangue", visa lembrar que todos podem precisar de doações em alguma ocasião, como em acidentes ou doenças inesperadas.

Segundo o médico Vagner Castro, coordenador do serviço de coletas do Hemocentro, a demonstração da FAB foi uma homenagem às pessoas que, anonimamente praticam o "altruísmo com dedicação" e garantem a "vida e o bem estar de inúmeros pacientes".

Como doar sangue
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 67 anos, ter peso acima de 50 kg e não estar em jejum. Além disso, é recomendado que se evite alimentos gordurosos, o cigarro até duas horas antes e duas horas depois da doação.

Não estão aptas a realizar a doação pessoas que estiverem com gripe, febre ou infecção; portadores de sífilis (cancro), malária ou doença de Chagas; alcoolistas crônicos ou que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; possuam comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; for ou tenha sido usuário de drogas injetáveis; tenha contraído hepatite após os 10 anos de idade.

Para quem vai doar mais de uma vez, é necessário seguir algumas regras. Não estão aptos a doar homens que o tenham feito há menos 60 dias, mulheres há menos de 90 dias e pessoas entre 60 e 65 anos há menos de 180 dias.

O internauta Wagner Guidi, de Campinas(SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade