PUBLICIDADE

DF concentra ações contra dengue em áreas mais vulneráveis

19 nov 2011 - 15h02
Compartilhar

No Distrito Federal, a 3ª Semana de Prevenção da Dengue, que tem ações voltadas para as áreas mais vulneráveis à doença, foi aberta na manhã deste sábado na Estação Central do metrô, na Rodoviária do Plano Piloto. No local, foi instalado um estande com exposição dialogada e distribuição de panfletos informativos sobre criadouros e fases do Aedes aegypti.

Estação Central do metrô em Brasília é sede do estande da 3ª Semana de Prevenção da Dengue do Distrito Federal
Estação Central do metrô em Brasília é sede do estande da 3ª Semana de Prevenção da Dengue do Distrito Federal
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A programação cobre as regiões administrativas e cidades do Entorno do Distrito Federal. No município goiano de São Sebastião, por exemplo, as atividades começaram às 8h, em frente ao centro de saúde, com panfletagem e manejo ambiental para recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água. As ações serão realizadas também nos bairros Centro, Tradicional, Morro Azul, Bom Sucesso e Residencial Oeste da cidade, com a participação da Administração Regional, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Programa Saúde da Família, Conselho de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental.

Desta vez, explica Ailton Domício da Silva, coordenador-geral do Programa de Prevenção e Controle da Dengue, serão intensificadas as iniciativas nas áreas mais vulneráveis. De segunda a sexta-feira (21 a 25 de novembro), em estande que será montado na Praça do Relógio em Taguatinga, técnicos informarão a população sobre como identificar criadouros e as fases de desenvolvimento do mosquito.

No Paranoá e em Itapoã, até o próximo sábado a Administração Regional e o SLU percorrerão as diversas quadras para limpar bueiros e bocas de lobo, além de retirar lixo das ruas. A prevenção da dengue também será levada às escolas locais, com apresentação do vídeo "Todos contra a dengue" durante a semana. Na terça e na quarta, servidores da Administração Regional, Núcleo Regional de Vigilância Ambiental e Programa Saúde da Família distribuirão folhetos informativos no comércio do Paranoá. A Rádio Paranoá divulgará, diversas vezes em sua programação, o Rap da Dengue, com o objetivo de informar sobre as ações em andamento, além de alertar para os perigos da doença.

A Administração Regional, o Núcleo Regional de Vigilância Ambiental, o Programa Agente Comunitário de Saúde, o SLU, a Polícia Militar, a Coordenadoria de Cidades e prefeituras de quadras participarão da Semana de Prevenção da Dengue nas quadras 15 e 16 da Estrutural. A programação inclui atividades de manejo ambiental para recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água, panfletagem, inspeção de imóveis e orientação preventiva para dengue, leptospirose, leishmaniose visceral, além de coleta de sangue de cães com suspeita de leishmaniose.

Em Samambaia, as ações de combate a dengue serão levadas às quadras 317, 115 e 315. De segunda a sexta-feira, a Administração Regional, a Vigilância Ambiental, o SLU, o Programa Agente Comunitário de Saúde e o Conselho de Saúde vão alertar a população sobre medidas para evitar a dengue, além de fazer uma limpeza geral nas quadras para retirada de lixo e entulho. Dia 26, das 8h às 12h, as ações serão concentradas nas quadras 421 e 423.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade