PUBLICIDADE

Cidades

Setembro fecha como mais seco dos últimos 17 anos em SP

30 set 2011 - 18h14
(atualizado às 21h30)
Compartilhar

Este mês termina na cidade de São Paulo como o setembro mais seco desde 1994, ano em que as medições na estação do Mirante de Santana registraram 1,3 mm de chuva. Neste mês, o pluviômetro da mesma estação, a convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), totalizou apenas 7,4 mm de precipitação, o equivalente 9% dos 81 mm esperados para o período. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura.

Segundo as estações automáticas do CGE, espalhadas pela cidade, os índices pluviométricos de setembro de 2011 foram ainda menores. A precipitação média na cidade foi de 1,2 mm de chuva, apenas 1,5% do previsto pela média climatológica (81 mm) - o menor índice desde o início das medições do centro, em 1995.

A estiagem registrada ao longo do mês é resultado de um fenômeno conhecido como bloqueio atmosférico, que impede as frentes frias de avançar livremente pelo País. Com o bloqueio, os sistemas frontais passam fracos pelo oceano, sem conexão com a umidade da região amazônica, e causam poucas chuvas principalmente no Centro e Norte do Brasil.

De acordo com o meteorologista Michael Pantera, durante o período de transição entre inverno e primavera é comum que o tempo ainda permaneça seco e com baixos índices de umidade relativa do ar. "Nesta época do ano a estação chuvosa ainda não se regularizou, mas a insolação aumenta. Apesar disso, esta condição é mais comum no interior do Estado, já que na faixa litorânea há a influência da umidade do oceano", disse o meteorologista.

Análises do CGE indicam que o período chuvoso ainda deve demorar um pouco mais para se estabelecer, e com isso, a precipitação mantém-se irregular, isolada e alternada a dias de tempo seco. Outra situação que pode ocorrer nesta época é a incidência de ondas de frio associadas à entrada de massas de ar polar mais tardias.

Esta sexta-feira foi mais um dia de tempo muito seco e altas temperaturas na capital paulista
Esta sexta-feira foi mais um dia de tempo muito seco e altas temperaturas na capital paulista
Foto: Aloisio Mauricio / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade