PUBLICIDADE

Polícia

Operação para combater fraudes à previdência prende 11 no MA

29 set 2011 - 11h13
(atualizado às 16h25)
Compartilhar
Eveline Cunha
Direto de São Luís

A Polícia Federal no Maranhão realizou uma força-tarefa na manhã desta quinta-feira para o cumprimento de 14 mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão em quatro cidades. A operação Duas Caras foi deflagrada com a finalidade de reprimir o crime contra o sistema previdenciário. Pelo menos 11 pessoas foram presas nesta quinta.

Os mandados foram cumpridos em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Icatu. As investigações iniciaram em 2009 em parceria com o Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal.

Denúncias, feitas por meio da ouvidoria da previdência social, apontaram as fraudes. Mais tarde, a investigação apurou se tratava de uma quadrilha composta por representantes de sindicato rural, colônia de pescadores, agenciadores e servidores da previdência, que adulteravam os documentos a serem usados pelos segurados.

Os servidores que participavam do esquema concediam o benefício antes ou depois da data agendada, sem agendamento, e, em alguns casos, até sem o comparecimento do segurado. Em troca, servidor e agenciador recebiam dinheiro de pagamentos retroativos ou de empréstimos que o segurado viesse a fazer. Conforme levantamento do Ministério da Previdência Social, até agosto deste ano, o esquema causou prejuízos de R$ 16,5 milhões aos cofres públicos.

O nome da operação foi escolhido devido ao grande número de documentos falsos utilizados pelos quadrilheiros, com modificação de dados pessoais dos beneficiários, especialmente a profissão e endereço, para a obtenção de benefícios fraudulentos junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade