PUBLICIDADE

Com escola em pauta, parada gay reúne milhares em Belém

25 set 2011 - 18h19
(atualizado às 18h25)
Compartilhar

Com o tema "Educação e cidadania: por uma escola sem Homofobia", a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Belém (PA), realiza neste domingo a 10ª edição da Parada do Orgulho LGBT. Orgnizado pelo Grupo Homossexual do Pará (GHP) e pela ONG Cidadania, Orgulho e Respeito (COR), o evento começou às 12h, no centro da capital paraense. Cerca de 1 milhão de pessoas vindas de diversos Estados eram aguardadas para a caminhada, mas, até as 18h, não havia um balanço sobre o número de participantes do evento.

Travesti participa da parada gay na praça Waldermar Henrique, no centro de Belém
Travesti participa da parada gay na praça Waldermar Henrique, no centro de Belém
Foto: Igor Mota / Futura Press

O governo do Estado emitiu nota garantindo apoio ao movimento "por meio da integração de diversos órgãos institucionais. Além da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Instituto de Artes do Pará (IAP) e a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur) integram as articulações para a execução do evento".

Com cinco trios elétricos, levando os organizadores e autoridades locais, a caminhada se estende até a Praça da República. O trajeto conta com a participação de parlamentares e da Miss Pará Gay. DJs animam os participantes e divulgam informes gerais sobre o tema deste ano. Informações sobre prevenção de doenças e outros cuidados com a saúde também são abordados durante o percurso.

Com informações da Agência Pará de Notícias.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade