PUBLICIDADE

Guarda Municipal do Rio participa do Dia Mundial da Limpeza

17 set 2011 - 12h13
Compartilhar

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) montou um esquema especial para participar do Dia Mundial da Limpeza (Clean Up the World). Neste sábado, a partir das 10h, os guardas municipais da 12ª Inspetoria (Ilha do Governador) vão coordenar o mutirão de limpeza na Praia da Moreninha, na Ilha de Paquetá.

Organizado no Rio pelo instituto ecológico Aqualung, o evento acontece simultaneamente em praias do mundo todo e conta com a participação de voluntários. O objetivo é coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis e conscientizar a população para uma melhor gestão de resíduos, geração de renda e menor impacto ambiental.

Desde o início da semana, os guardas municipais da 12ª Inspetoria (Ilha do Governador) estão percorrendo as escolas de Paquetá, realizando palestras de conscientização e convidando as crianças para participar do evento.

"Trabalhamos a teoria durante a semana toda com as crianças e no sábado será a prática. É muito bom trabalhar com crianças e conscientizá-los sobre a importância da preservação ambiental", comentou o subinspetor Marlon César Corrêa de Lima, que está coordenando a atividade em Paquetá.

No dia do mutirão, os guardas municipais distribuirão sacolas plásticas biodegradáveis e luvas, que foram enviadas pelo instituto Aqualung, para poder coletar o lixo. No fim do evento, ocorre a pesagem e a produção de um relatório, que é enviado para o instituto.

De acordo com o subinspetor Marlon, o foco na Ilha de Paquetá é a coleta de microlixo, como guimbas de cigarro e plásticos. A GM-Rio coordena o evento em Paquetá desde 2008. No ano passado, foram coletados mais de 200 kg de lixo na praia da Moreninha.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade